/ / Residência Médica
Residência Médica

A Residência Médica é o principal meio de especializar nossos médicos. E o ambiente da residência se torna fundamental para o sucesso desta ferramenta. O HUSFP é Hospital de Grande Porte, o maior da região Sul do RS, tendo o maior numero de leitos intensivos desta região (30 leitos UTI adultos, 10 leitos UTI Pediátrica, 10 Leitos de UTI Neonatal, 10 Leitos de UCI Neonatal). Possui a maior maternidade da Região, inclusive sendo a referencia para Gestação de Alto Risco. Seu Centro Cirúrgico é comporto por 07 salas cirúrgicas (uma com Visor acadêmico de Aprendizagem) e 10 Leitos de Recuperação.

Com serviços de apoio como Laboratório, Serviço de Imagem, Endoscopia e mais de 250 leitos, o hospital possui ainda, serviços de Hemodinâmica e Hemodiálise. Na sua estrutura Assistencial ainda conta com o Ambulatório de Especialidades Médicas e multiespecialidades em saúde – Centro Acadêmico em Saúde, contendo inclusive um laboratório de simulação em saúde e várias Unidades de Atenção primária, transformando o Hospital Universitário São Francisco de Paula num verdadeiro complexo de saúde, uma Rede interligada de Serviços e um grande laboratório de formação de excelentes profissionais.

 

Editais e Resultados

QUERO ME INSCREVER
Programas

Os Programas de Residência Médica da UCPel abrangem diversas especialidades, oferecendo aos profissionais a oportunidade de aprofundar conhecimentos e vivenciar a prática em diferentes áreas da saúde.

Cirurgia Geral
+

Cirurgia Geral

Ginecologia e Obstetrícia
+

Ginecologia e Obstetrícia

Clínica Médica
+

O Programa de Residência Médica (PRM) de Clínica Médica da UCPel foi instituído no ano de 1995, e desde então já formou mais de 150 clínicos, espalhados por todo o país e fora dele. O programa se desenvolve nas unidades de saúde da UCPel, compreendendo o Hospital Universitário e o Campus da Saúde, e se densenvolve ao longo de 2 anos.

CENÁRIOS

O HU é o hospital-escola da UCPel – um hospital geral que abriga o Pronto Socorro Municipal (PSM), três unidades de Terapia Intensiva, unidades de internação clínica, tendo alta complexidade nas áreas de neurologia, infectologia e nefrologia. O hospital atende preferencialmente ao SUS; tem abrangência regional, servindo a uma população de cerca de 1 milhão de pessoas.

Já para o ano de 2023 o PRM sofrerá reestruturação na sua programação, para se adequar à matriz de competências estabelecida pela Comissão Nacional de Residência Médica.

O 1º ANO (R1)

No 1⁰ ano, o Médico Residente terá treinamento em Ambulatórios de especialidades, Unidades básica de saúde, Enfermarias, Urgência e Emergência e Medicina Intensiva, além de atividades teóricas e teórico-práticas que contemplem leitura crítica de artigos científicos, Revisão de Protocomos Clínicos, Discussão de casos de enfermaria, além de aulas teóricas sobre os temas de relevância em Clínica Médica. Temas relacionados ao controle de Infecções e uso racional de antimicrobianos, ética médica, doação de órgão e terminalidade, e iniciação à pesquisa clínica também comporão a formação do Residente em Clínica Médica.

O ano-padrão do R1 terá o seguinte formato, que funcionará em rodízio entre os residentes:

Mês 1 – Enfermaria
Mês 2 – Ambulatório 1
Mês 3 – Enfermaria
Mês 4 – Urgência-Emergência
Mês 5 – Enfermaria
Mês 6 – UTI
Mês 7 – Enfermaria
Mês 8 – Unidade Básica de Saúde
Mês 9 – Enfermaria
Mês 10 – Ambulatório 2
Mês 11 – Férias
Mês 12 – Enfermaria


O 2º ANO (R2)

Já no 2⁰ ano o Médico Residente aprofundará seus conhecimentos em Clínica Médica, mais especificamente nas suas interfaces com a Medicina Intensiva, nos ambulatórios de especialidade, com ênfase nas áreas de tratamento de PVHIV, reumatologia e áreas de nefrologia, cardiologia, pneumologia e gastroenterologia. O Residente continuará seu treinamento para a produção de pesquisa que lhe possibilite apresentação em congressos, publicação, ou apresentação pública de monografia.

O ano-padrão do R2 terá o seguinte formato, que funcionará em rodízio entre os residentes:

​​​​Mês 1 – Ambulatório 3
​​Mês 2 – UTI
​​Mês 3 – Enfermaria
​​Mês 4 – Urgência e Emergência
​​Mês 5 – UTI
​​Mês 6 – Enfermaria
​​Mês 7 – Ambulatório 1
​​Mês 8 – Ambulatório 2
​​Mês 9 – Enfermaria
​​Mês 10 – Estágio Optativo
​​Mês 11 – Férias
​​Mês 12 – UTI/Enfermaria/Urgência e Emergência

VAGAS
Atualmente, são ofertadas 14 vagas de acesso direto via prova da AMRIGS.

BOLSA
O médico residente passa a receber a bolsa via Ministério ou via HUSFP.

INCENTIVOS
Além do valor da bolsa, o médico residente terá a possibilidade de oferta de bolsa de gratuidade para a realização de pós-graduação Stricto sensu (Mestrado) na UCPel, concomitante a realização da residência médica.

BENEFÍCIOS
A UCPel e o HUSFP oferecem aos seus alunos e residentes acesso à serviço de psicologia, tão necessário nessa época de alta demanda emocional, em função dos desafios profissionais e da distância, às vezes bastante longa, de seus familiares e afetos.

Ainda, o residente do HUSFP/UCPel possui acesso ao “Minha Biblioteca”, biblioteca virtual com inúmeros livros atuais, além das ferramentas Up to Date® e Jaleko® através do sistema de apoio acadêmico da universidade, acessíveis remotamente em casa e no cenário prático para o residente através de aplicativos para smartphones e computadores ou notebooks.

COORDENAÇÃO E PRECEPTORIA
A Residência em Clínica Médica do HUSFP conta com preceptoria diversa, contando com especialista das diversas áreas, com formação acadêmica mínima de especialista, tendo vários mestres e doutores em sua composição. Além da atuação presencial, nossos preceptores estão sempre ao alcance de uma mensagem eletrônica.

MAIS INFORMAÇÕES

Coordenador Dr. Paulo Orlando Alves Monteiro
Contato: paulo.monteiro@ucpel.edu.br

Medicina de Família e Comunidade
+

O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da UCPEL/HUSFP é baseado na Diretriz de Competências da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e tem duração mínima de 2 anos.

PERFIL DO EGRESSO
O Médico de Família e Comunidade formado pela UCPEL/HUSFP é um clínico qualificado e resolutivo, que exerce o papel de coordenador do cuidado, com extrema habilidade técnica, baseado na ciência. Conhecedor do território ao qual está inserido, por meio do Método Clínico Centrado na Pessoa, torna-se, acima de tudo, profissional especialista em gente, defensor da saúde pública de qualidade, de modo que busca constantemente um SUS fortalecido em seus pilares – integralidade, equidade e universalidade. Apto a atuar, em equipes de estratégias de saúde da família, em diferentes cenários, com diferentes populações, defendendo a participação popular como preceito básico desta especialidade. Ademais, o Médico de Família e Comunidade formado pela UCPEL/HUSFP é um profissional questionador, crítico e transformador, com especial carinho e aptidão à docência.

CENÁRIOS
O Médico Residente em Medicina de Família e Comunidade da UCPEL/HUSFP atua 80% do seu tempo de residência em Unidade de Estratégia de Saúde da Família, vivenciando a longitudinalidade do cuidado, sobre supervisão e orientação direta de preceptores Médicos de Família e Comunidade. Por sua vez, os outros 20% da carga horária são divididos entre atividades de aprofundamento teórico e discussões de casos clínicos e estágios de vivências em cenários de atenção secundária, de forma a contribuir para o crescimento integral deste profissional.

Os residentes são distribuídos entre 09 Unidades de Estratégia de Saúde da Família, totalizando 01 residente por equipe. Destas, 6 unidades são de gerência da UCPEL (UBS Py Crespo, UBS Areal I, UBS União de Bairros, UBS Pestano, UBS Fátima e UBS Sanga Funda) e 3 de gerência da Prefeitura Municipal de Pelotas (UBS Bom Jesus, UBS Santa Terezinha e UBS Getúlio Vargas).

O 1º ANO (R1)
Durante o primeiro ano da residência, o R1 tem seu currículo voltado aos princípios da Atenção Primária e do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a base da Medicina de Família e Comunidade. Por meio da territorialização, abordagens comunitárias e contato direto com a equipe, o R1 passa a integrar, de fato, a comunidade ao qual está inserido. Dentre suas atribuições, destaque à formação e participação ativa junto os Conselho Locais de Saúde das suas UBSs, uma vez que a participação popular é preceito base desta especialidade médica. Participa, também, das reuniões do Conselho Municipal de Saúde, visto que nosso Programa possui cadeira fixa junto a este órgão.

Somos o único programa de residência de Medicina de Família e Comunidade, no Brasil, com cadeira assegurada ao Programa, em Conselho Municipal de Saúde.

O 2º ANO (R2)
Durante o primeiro ano da residência, o R1 tem seu currículo voltado aos princípios da Atenção Primária e do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a base da Medicina de Família e Comunidade. Por meio da territorialização, abordagens comunitárias e contato direto com a equipe, o R1 passa a integrar, de fato, a comunidade ao qual está inserido. Dentre suas atribuições, destaque à formação e participação ativa junto os Conselho Locais de Saúde das suas UBSs, uma vez que a participação popular é preceito base desta especialidade médica. Participa, também, das reuniões do Conselho Municipal de Saúde, visto que nosso Programa possui cadeira fixa junto a este órgão.

Somos o único programa de residência de Medicina de Família e Comunidade, no Brasil, com cadeira assegurada ao Programa, em Conselho Municipal de Saúde.

VAGAS
Atualmente, são ofertadas 09 vagas de acesso direto via prova da AMRIGS.

BOLSA
O médico residente passa a receber a bolsa via Ministério ou via HUSFP.

INCENTIVOS
Além do valor da bolsa, o médico residente em MFC da UCPEL/HUSFP recebe:

R$ 5.500,00 de bolsa paga pela Prefeitura Municipal de Pelotas/RS.

Ainda, o médico residente terá a possibilidade de oferta de bolsa de gratuidade para a realização de pós-graduação Stricto sensu (Mestrado) na UCPel, concomitante a realização da residência médica.

BENEFÍCIOS
A UCPel e o HUSFP oferecem aos seus alunos e residentes acesso à serviço de psicologia, tão necessário nessa época de alta demanda emocional, em função dos desafios profissionais e da distância, às vezes bastante longa, de seus familiares e afetos.

Ainda, o residente do HUSFP/UCPel possui acesso ao “Minha Biblioteca”, biblioteca virtual com inúmeros livros atuais, além das ferramentas Up to Date® e Jaleko® através do sistema de apoio acadêmico da universidade, acessíveis remotamente em casa e no cenário prático para o residente através de aplicativos para smartphones e computadores ou notebooks.

COORDENAÇÃO E PRECEPTORIA
O PRM em MFC UCPEL/HUSFP tem como coordenador o professor Alexandre Moch, Médico de Família e Comunidade, formado na UCPEL.

Todos os preceptores, médicos, deste programa de residência médica possuem titulação em Medicina de Família e Comunidade.

MAIS INFORMAÇÕES
Coordenador Dr. Alexandre Paulo Moch Schmidt Teixeira
Contato: alexandre.teixeira@ucpel.edu.br
Instagram: @residenciamfcucpel

Medicina Intensiva
+

Medicina Intensiva

Medicina Intensiva Pediátrica
+

Medicina Intensiva Pediátrica

Nefrologia
+

Nefrologia

Neonatologia
+

Neonatologia

Pediatria
+

Pediatria

Documentos oficiais

Inscrição

O candidato deverá acessar www.amrigs.org.br e/ou www.acm.org.br e/ou www.amms.com.br e preencher o requerimento eletrônico de inscrição, conforme instruções disponíveis para a Prova AMRIGS/ACM/AMMS 01/2025

EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?