/ Notícias / UCPel realiza Vestibular de Inverno
UCPel realiza Vestibular de Inverno
01.07.2012 | 13:01 | #institucional
UCPel realiza Vestibular de Inverno
O Vestibular de Inverno da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) transcorreu com normalidade na manhã deste domingo (1º). Foram 419 candidatos inscritos que concorreram a vagas para cursos de graduação cujas aulas iniciam no dia 30 de julho. Foi registrada uma abstenção de aproximadamente 7%. Os cursos mais concorridos foram Engenharia Civil, Direito noturno e Enfermagem. O gabarito pode ser conferido aqui.

O processo seletivo foi composto de uma prova única com 50 questões objetivas de múltipla escolha, que versaram sobre as disciplinas do núcleo comum do Ensino Médio, além de uma redação. Os candidatos puderam optar por três temas de redação: educação para atitude, infraestrutura urbana gaúcha ou aprendizagem humana e estudos neurocognitivos.

Disputando uma vaga para Enfermagem, Shaiane Peres Müller, 21, considerou as questões de Português e Espanhol mais fáceis, enquanto as de Química e Matemática estavam entre as mais difíceis. “Foi meio termo”, resumiu. A candidata diz ter pesquisado sobre a carreira de enfermeira e tido certeza do caminho a seguir. “Vou ficar muito feliz se conseguir ser aprovada. Pretendo ser uma boa profissional, cuidar dos pacientes com carinho e ajudar a salvar vidas”, comentou, ao aprovar o fato de a UCPel ter um hospital próprio onde poderá aprender a futura profissão.

Quem queria apenas testar conhecimentos pôde participar do Vestibular como treineiro. Interessada em cursar Arquitetura e Urbanismo mas apenas do próximo ano, a estudante do curso técnico em Edificações Mariana Coreixas Valente, 18, aproveitou a oportunidade para avaliar como anda sua preparação. “Para quem se preparou estava fácil”, opinou. “Foi bom terem aberto [o processo seletivo] para quem quer treinar. Achei bem organizado”, disse.

A pró-reitora acadêmica, professora Patrícia Giusti, disse que o Vestibular ocorreu com tranquilidade e com um número expressivo de participantes para um processo seletivo de inverno. Diretores de Centros e coordenadores de cursos da Universidade estiveram presentes e puderam estar integrados com candidatos e familiares. “Prestamos todas as informações e atendimento ao nosso futuro aluno, que é componente principal da Universidade”, disse o coordenador da Comissão do Processo Seletivo (Coperps), Pedro Ernesto Andreazza.

A lista dos aprovados será divulgada no dia 6 de julho, às 16h, pela Rádio Universidade (1.160 kHz - AM) e pelo site da UCPel. A matrícula dos aprovados será feita no dia 10 de julho. Mais informações sobre os procedimentos podem ser conferidas no site do Vestibular.