/ Notícias / UCPel promove painel sobre segurança pública
UCPel promove painel sobre segurança pública
UCPel promove painel sobre segurança pública Evento foi realizado no auditório Dom Antônio Zattera (Foto: Leandro Lopes - UCPel)

Na noite de quarta-feira (24), a Católica de Pelotas (UCPel) realizou o painel Desafios da Segurança Pública no Cenário Pós-Pandemia para debater temas relacionados à segurança pública. O evento foi organizado pelos cursos de Tecnólogo em Segurança Pública, Gestão Pública e Direito da universidade e reuniu autoridades, acadêmicos e comunidade em geral.

O painel contou com a presença do diretor do Departamento de Planejamento e Integração da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, o coronel Luís Fernando de Oliveira Linch, do secretário municipal de Segurança Pública de Pelotas, José Apodi Dourado, e teve a mediação dos professores da UCPel, Felipe Lazzari e Márcio Facin.

De acordo com o coordenador do curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Gestão Pública da UCPel, Luis Teodoro Peixoto, o evento marcou a retomada do semestre dos cursos e serviu para reafirmar a universidade como protagonista no diálogo com a sociedade e suas demandas. “Pretendemos aproximar mais a sociedade e seus problemas dos acadêmicos, para que entendam quais são as práticas adotadas nesse setor”, explica.

Coronel Linch destacou e parabenizou a iniciativa da UCPel em promover o debate dentro do meio acadêmico, principalmente em uma cidade como Pelotas, que hoje é considerada pela SSP uma referência quando o assunto é segurança pública. “Eu me sinto feliz e agradecido com o convite, pois me recordo dos tempos em que eu estava na universidade. O meio acadêmico tem esse papel de liderança, de trazer à tona essa experiência e prática aos alunos”, conta.

Dourado também parabenizou a iniciativa da Católica e afirmou que conversar sobre a segurança dentro do meio acadêmico, onde se produz conhecimento, possibilita a realização de trocas que, inclusive, poderão somar nas políticas já desenvolvidas na cidade.

Comunidade e segurança

Para o pró-reitor acadêmico da UCPel, Ezequiel Megiato, é essencial dialogar sobre o tema, pois pensar a segurança e seus desafios é uma condição para o desenvolvimento de uma região.

O gestor também destacou que a universidade já tem trabalhado o assunto, considerado institucionalmente um pilar importante da sociedade, já que tem a ver com o bem-estar da comunidade. "Entendemos o papel fundamental da universidade nessa discussão. Inclusive, em  nosso mestrado e doutorado de Política Social, há uma linha que trata sobre o tema. Esse evento reflete a identidade da UCPel”, finaliza.

Redação: Lizandra Vilela
Vídeo: Leandro Lopes