/ Notícias / UCPel abre processo de pré-seleção para intercâmbios com Uruguai e Portugal
UCPel abre processo de pré-seleção para intercâmbios com Uruguai e Portugal

A Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (prac/UCPel) abriu processos de pré-seleção para intercâmbios na Universidad Católica del Uruguay (UCU) e no Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) que acontecem no primeiro semestre de 2024. Alunos dos cursos de graduação interessados em participar deverão candidatar-se até os dias 11 e 15 de setembro para a UCU e a IPLeiria, respectivamente.

Os candidatos devem ter concluído as disciplinas do primeiro semestre/ano e não estar no último semestre/ano de seus cursos. A proficiência no idioma da universidade de destino também é uma exigência. A duração dos intercâmbios será de um semestre, com possibilidade de renovação para mais seis meses, a depender da universidade recebedora.

Os alunos, exceto os de curso de Medicina, ficarão isentos do pagamento das mensalidades da UCPel, e caso possuam bolsa ou crédito estudantil, estes serão mantidos. A inscrição deve ser enviada para o e-mail intercambio@ucpel.edu.br e informações quanto à documentação necessária e prazos podem ser encontradas nos editais 55/2023 e 56/2023.

Conheça as Universidades

Universidad Católica del Uruguay

A UCU está localizada na cidade de Montevidéu, e é uma instituição de educação superior aberta ao mundo comprometida com a excelência, uma sociedade mais justa e a evangelização. Ela convida os estudantes, professores e graduandos a viver uma experiência humana e acadêmica única no país. Essa é caracterizada pela inovação, educação interdisciplinar e transversal e que coloca o aluno no centro, com programas acadêmicos flexíveis que enfatizam as metodologias ativas de educação.

O intercâmbio nela durará de março a julho, e os cursos oferecidos serão de Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia, com duas vagas para cada. O resultado será divulgado no dia 13 de setembro e a confirmação de ocupação deve ser enviada nos dias 13 a 14 às 17h.

Instituto Politécnico de Leiria

O IPLeiria está localizado em Leiria, Portugal. O instituto aposta em processos inovativos e de qualidade que o diferenciam de outras instituições de ensino superior. Outro diferencial é a proximidade entre a investigação e sociedade, e possui vários prêmios e distinções devido a sua promoção de diversidade, inclusão, empreendedorismo e inovação.

O intercâmbio nesta instituição será de fevereiro a julho, e os cursos ofertados são: Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Enfermagem e Fisioterapia — com duas vagas para cada e um total de até cinco. O Resultado será divulgado no dia 19 de setembro e a confirmação de ocupação deve ser enviada nos dias 21 a 22 às 14h.

Redação: Inácio Maron