Começa nesta terça-feira (10), em Salvador, na Bahia, o 16° Congresso Brasileiro de Sociologia. O evento, que vai até sexta-feira (13), é promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Na oportunidade, três professores do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estarão apresentando o resultado de suas pesquisas acadêmicas.
Com o estudo Auxílio-Reclusão, o benefício mal(mau)dito: representações sociais, segregações e apropriações perversas na interface da questão social com as políticas penais, Luiz Antônio Bogo Chies participa do Grupo de Trabalho (GT) que discute temas como segregação social, políticas públicas e direitos humanos. O docente desenvolveu este trabalho em parceria com o estudante Rodrigo Azevedo Passos, bolsista de iniciação científica.
Em outro GT - Violência e Sociedade – o professor Marcelo Oliveira de Moura divide com os presentes os resultados da pesquisa Juizado Especial Federal Criminal: invisibilidades, ocultamentos e o “eficientismo” na justiça criminal brasileira. O trabalho acadêmico faz parte da sua Tese de Doutorado - Estado Democrático de Direito e acesso à justiça: limites e possibilidades de jurisconstrução no juizado especial criminal da esfera federal - defendida, em 2010, junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
A participação da UCPel no Congresso completa-se com a apresentação de A Marcha das Vadias (Slutwalk) a partir da Teoria das Redes de Significado de Alberto Melucci, do professor Tiago de Garcia Nunes. A pesquisa estará sendo debatida no GT dedicado aos movimentos sociais na atualidade, cujo foco de análise são as reconfigurações das práticas e os novos desafios teóricos sobre o tema.