/ Notícias / Acadêmicos de Design de Moda revisitam influências de grandes estilistas
Acadêmicos de Design de Moda revisitam influências de grandes estilistas
20.06.2013 | 13:06 | #tecnologia-em-design-de-moda
Acadêmicos de Design de Moda revisitam influências de grandes estilistas
Imagine juntar em uma única sala a trajetória dos maiores estilistas dos últimos 100 anos da história da Moda? A difícil tarefa foi executada em detalhes por acadêmicos do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Para contextualizar a vida de personalidades como Coco Chanel, Yves Saint Laurent, Christian Dior, Cristóbal Balenciaga, só para citar alguns, não bastava saber seus principais feitos, mas também foi preciso realizar releitura e construir um novo look com influências da obra escolhida.

O trabalho serviu como avaliação final da disciplina de Evolução da Indumentária, frequentada por alunos do primeiro semestre do curso. Além de proporcionar o treinamento inicial para um olhar que detecta possibilidades para a criação de uma peça, também é o espaço para os estudantes defenderem e venderem sua criação.

Junto à elaboração de roupas que tiveram como modelos as bonecas Barbie, parte importante da história responsável por mudanças de comportamento foram lembradas. Como no caso de Coco Chanel, que revolucionou por libertar as mulheres do uso de espartilhos, babados e saias longas. A Moda durante o período da 2ª Guerra Mundial, que obrigou grandes estilistas a usarem materiais alternativos e em corte militar. O mundo do pós-guerra, onde Dior resgatou a feminilidade através de vestidos com cinturas marcadas.

Nas apresentações das acadêmicas, a forte ligação entre Moda e arte também foi lembrada, através, principalmente, de Elsa Schiaparelli. O mundo no futuro, presença constante na obra de Paco Rabanne e André Courrèges inspiraram as estudantes a carregarem no brilho e em tecidos tecnológicos para a construção dos looks exibidos pelas bonecas.

Unir tantas referências e associá-las a uma imensidão de novos tecidos, tendo ainda que realizar o croqui e depois transpor a ideia para tecidos que ainda precisam ser cortados e costurados, é tarefa que já se aprende no primeiro semestre.

“Com essa disciplina, abordamos questões ligadas ao contexto social, à necessidade de criar através de materiais disponíveis e de saber identificar as possibilidades”, comenta a professora da disciplina e coordenadora do curso, Tereza Cristina Barbosa Duarte. Ela complementa que é importante saber olhar para o futuro, mas sem esquecer que também é preciso acessar referências passadas para a criação.