Costura, lembranças, histórias. Tudo misturado a um cenário de 135 anos, responsável por testemunhar vários momentos importantes da cidade de Pelotas. Esses foram alguns dos elementos utilizados pelo professor do curso de Especialização em Design, Moda e Consumo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Fausto Viana, que ministra workshop para estudantes de Moda e interessados no tema. A atividade, que iniciou na quinta-feira e prossegue nesta sexta-feira (09), pretende discutir elementos contemporâneos para compor trajes de teatro.
Para recepcionar os 40 participantes, uma fotografia de quem chegava ao local - Fausto não justificou o motivo, mas, devido a suas explicações durante o workshop, deverá servir para lembrá-lo do momento. A ideia inicial era a construção de um vestido de noiva. Os participantes (orientados a trazerem para a atividade uma mala com pertences pessoais) deveriam reunir-se e escolher um detalhe da peça para a confecção, buscando inspiração na vida, na casa, nos diversos objetos trazidos pelo docente e em seus próprios pertences escolhidos para a oficina.
Como recomendação, a desconstrução total para inibir a ideia do branco. “Trabalhar com figurino significa entender o que se está fazendo”, disse. E, em meio às costuras e histórias, uma mesa repleta de guloseimas, para trazer à tona sensações e sentimentos que de alguma forma possam ajudar na construção da peça. “O comer, o cheiro e o sabor convidam as lembranças que ajudam a inspiração”, disse. De acordo com o professor, trabalhar ouvindo histórias das pessoas ajuda a soltar o inconsciente.
Com um extraordinário magnetismo pessoal, Fausto conduziu os participantes do encontro para a busca da inspiração genuína, embasada em coisas bem próximas mas ao mesmo tempo remotas. “Não existe nada mais próximo da gente do que a roupa. E também nada é mais descartável”, lembrou o professor.
Para a coordenadora da Especialização da UCPel, professora Lilian Fetzer, a proposta do curso é justamente trazer pessoas com propostas diferenciadas, visando contribuir também para o crescimento profissional dos acadêmicos do curso de graduação em Tecnologia em Design de Moda. “O professor Fausto foi um grande 'achado', porque todos os profissionais envolvidos com Moda gostam do tema figurino, que geralmente não é muito trabalhado”, avaliou.
Participaram da oficina, além dos acadêmicos da graduação em Design de Moda da UCPel, alunos do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, de grupos de teatro e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Sobre Fausto
Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2000), doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (2010). Atualmente é professor livre docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, figurino, caracterização e cenografia.