/ Notícias / V Colóquio Decolonialidade e Direitos Humanos na América Latina recebe inscrições
V Colóquio Decolonialidade e Direitos Humanos na América Latina recebe inscrições
V Colóquio Decolonialidade e Direitos Humanos na América Latina recebe inscrições

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove o V Colóquio Decolonialidade e Direitos Humanos na América Latina entre os dias 16 e 17 de novembro. O evento é realizado em parceria com os Programas de Direito e Justiça Social (FURG) e Direito (UFPel) e terá o formato on-line. 

As inscrições para submissão de trabalhos poderão ser feitas até 6 de novembro para o e-mail nelucpel@gmail.com. Os temas dos grupos de trabalho são: Decolonialidade e Lutas Sociais na América Latina; Gênero, Sexualidades e Decolonialidades; Teoria Crítica dos Direitos Humanos na América Latina e Constitucionalismo Latino-americano. 

Para participação no evento, é possível se inscrever até o dia 16 de novembro pelo site. A taxa é de R$12,00. No mesmo endereço, é possível obter mais orientações para a submissão de trabalhos. 

A quinta edição do Colóquio terá como centro de debate a atualização das lutas sociais e dos direitos humanos no período pós-pandêmico, cujas pautas possuem relações com o debate dos direitos humanos na perspectiva decolonial latino-americana e caribenha.

Além dos grupos de trabalho, o evento contará com conferencistas referências do pensamento social latino-americano e dos direitos humanos. Confirmaram participação a ativista feminista Lilian Celiberti (Uruguai), professor da UFPR, Celso Ludwig, e Milton Rivas (Universidade de Barcelona). 

O encontro terá transmissão pelo Canal do Youtube do Núcleo de Estudos Latino-americano (Nel/UCPel). Também conta com o apoio da Universidade de Ijuí através do PPG em Direito e do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). A certificação será de 10 horas incluindo a publicação de anais dos trabalhos completos do evento. 

 

Confira a programação: 


16/11 

19h - CONFERÊNCIA DE ABERTURA 

“ Atualidade das lutas sociais e dos direitos humanos no pós-pandemia”

- Dra. Inny Accioly - Universidade Federal Fluminense/UFF

- Dr. Lucas Machado Fagundes - Universidade Autônoma de São Luis Potosí/México


17/11

9h30 - CONFERÊNCIA 2: "Direitos Humanos: desafios do contexto global ao local"

- Lilian Celiberti - ativista feminista uruguaia

- Dr. Milton Rivas - Universidade de Barcelona 


14h - GRUPOS DE TRABALHO


19h - CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: "Direitos Humanos e as Lutas Socioambientais no pós-pandemia" 

- Dra. Larissa Cavalheiro - Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA

- Dr. Celso Ludwig - Universidade Federal do Paraná/UFPR

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?