/ Notícias / Universidade Católica forma primeira turma de Fisioterapeutas
Universidade Católica forma primeira turma de Fisioterapeutas
27.07.2007 | 00:00
Universidade Católica forma primeira turma de Fisioterapeutas

Na noite deste sábado (27), no Teatro Guarany, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), forma a sua primeira turma de fisioterapeutas. O curso, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em maio deste ano, teve seu início no primeiro semestre de 2003. Com uma proposta de currículo inovador, proporciona aos estudantes uma visão ampliada de saúde, isto porque desde o primeiro semestre eles têm contato com a prática e passam a observar os atendimentos em vários locais, abrangendo os diversos níveis de complexidade. 

Durante o período de estudo, os acadêmicos não se detiveram apenas a aprender a teoria, mas procuraram se destacar em diversos segmentos da profissão e buscaram aprender cada vez mais sobre a carreira escolhida com participações em congressos e a busca por estágios durante o período de férias. No mês de março deste ano, a acadêmica Maria Teresa Bicca Dode embarcou para a cidade de Norwich, na Inglaterra, onde estagiou durante cinco semanas em um centro de atenção às crianças e adolescentes com necessidades especiais e em um time de futebol de campo da cidade formado por meninos e meninas com idades entre sete e 12 anos.

Outro local apropriado para a prática da Fisioterapia é o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) onde muitos trabalhos são realizados com diversos pacientes. O projeto na UTI neonatal ressalta a prematuridade como sendo a responsável pelo aumento das taxas de mortalidade por doenças respiratórias e cerca de 2,2 milhões das visitas ao médico pediatra e as internações hospitalares contabilizadas anualmente no Brasil são resultantes do nascimento anterior aos nove meses de gestação o que pode ser revertido com um cuidado maior com os recém-nascidos e a fisioterapia é uma de suas grandes aliadas. Com um tratamento amplo e de caráter precoce ela passa a ser indispensável, pois auxilia na prevenção de lesões pulmonares permanentes e no atraso definitivo no desenvolvimento dos pulmões.

Outro trabalho importante desenvolvido junto ao HUSFP é relacionado à hemodiálise. Visto que o tratamento para um paciente que sofre de doença renal crônica é sempre um cotidiano monótono e restrito. As sessões de fisioterapia afastam o sedentarismo, a deficiência funcional, o isolamento funcional e, em muitos casos, até a depressão. Pensando em modificar tais dados, as acadêmicas Alexandra Soares e Michele Zehetmeyer, realizaram este estudo pioneiro na cidade.

Outro estudo de grande repercussão foi das alunas, Beatriz Corrêa Braga e Carolina Trindade, ao pesquisar sobre a Intervenção fisioterápica em lesões por esforços repetitivos decorrentes da utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O trabalho foi apresentado no 2º Encontro Estadual de Intérpretes das LIBRAS, em Porto Alegre. O resultado da pesquisa foi pauta da Revista Comunitárias, editada pela Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC).

A coordenadora do curso e paraninfa da primeira turma, professora Patrícia Haertel Giusti, ressalta que se sente extremamente realizada e feliz. “Tenho plena convicção que estes 37 fisioterapeutas que colam grau, estão capacitados para atuar em diversos cenários profissionais”.  A coordenadora ainda salienta que uma das formandas acaba de ser aprovada em um Curso de Mestrado na região de Porto Alegre e outros cinco acadêmicos, foram aprovados na prova da Residência Multiprofissional  em Saúde na PUC/RS.

DSC04327.JPG

CLÍNICA: Desde 2004 no Campus da Saúde (Av. Fernando Osório, 1586) funciona a Clínica de Fisioterapia da UCPel, que realiza acompanhamentos neurológicos, pediátricos, ortopédicos, traumatológicos, pós-operatórios, ginecológicos e oncológicos. São cerca de 1170 consultas realizadas por mês, todos cumpridos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As necessidades dos pacientes são atendidas com equipamentos de última geração. Nas consultas realizadas diariamente na Clínica de Fisioterapia estão envolvidos em torno de 100 acadêmicos seja realizando seu estágio obrigatório, sempre com a supervisão de fisioterapeutas, ou estágios voluntários para aprimoramento da profissão. Mais informações através do telefone (53) 2128.8510

DSC00984.JPG

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?