/ Notícias / UCPel tem dez cursos premiados pelo Guia do Estudante
UCPel tem dez cursos premiados pelo Guia do Estudante
23.10.2007 | 00:00
UCPel tem dez cursos premiados pelo Guia do Estudante
No dia 23, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe em São Paulo o Prêmio Melhores Universidades, certificação concedida pelo Guia do Estudante da Editora Abril. Na classificação das melhores universidades do país, a Católica figurou com dez de seus cursos de graduação, que receberam entre quatro e três estrelas.

Os cursos de Direito, Ecologia e Pedagogia tiveram a avaliação quatro estrelas. Já os cursos de Administração, Engenharia Elétrica, Farmácia, Filosofia, Medicina, Psicologia e Serviço Social receberam três estrelas. Para a Pró-reitora de Graduação da Católica, Myriam Siqueira da Cunha, mais do que comemorar as premiações e o destaque obtido, é colocado um desafio. “Nos desafia à qualificação permanente, e de compromisso com a formação integral de nossos estudantes”, disse.

De acordo com o coordenador do curso de Ecologia, professor José Antônio Weykamp da Cruz, o reconhecimento já reflete algumas mudanças recentes do curso, como a reforma curricular e a conjuntura atual de começo de consciência com o meio ambiente. Para ele, o curso é diferenciado dos demais do país pela atuação em ecologia de paisagem e manejo de agrosistemas. “Temos atuação regional, extensão, parcerias com grandes empresas, Prefeitura e Ministério Público. Trabalhamos com questões concretas e reais da região, até pelo fato de sermos uma Universidade comunitária”, disse.

Para o diretor da Escola de Direito, professor Rubens Bellora, a boa avaliação obtida se credita a dados como corpo docente altamente qualificado e ao projeto pedagógico do curso. “Se deve também à qualidade dos alunos, tanto no que diz respeito à sua formação de conhecimentos gerais como de conhecimentos técnico-jurídicos”, destacou.

Curso tradicional na Formação Inicial de Professores, não só em Pelotas mas também em vários municípios da região sul do estado, o curso de Pedagogia também obteve quatro estrelas. A coordenadora, professora Maria Laura Brenner de Moraes, acredita que o reconhecimento é justo. “Procuramos sempre atender com qualidade e pertinência as demandas impostas à formação e qualificação profissional, sejam estas legais ou decorrentes de mudanças que se fazem necessárias ao trabalho docente e escolar. É com muita satisfação e orgulho que, às vésperas do cinqüentenário do nosso curso, recebemos a notícia de que somos, o curso e a Universidade, brilhantes e iluminadas estrelas”, afirmou.

Mais Estrelas
Para a diretora da Escola de Saúde e coordenadora do curso de Medicina, Moema Chatkin, a condecoração com três estrelas se deve ao currículo inteiramente de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação e aos diversos cenários de aprendizagem: o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), trabalhos de extensão, Pronto Socorro, Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres), internatos em cirurgia, entre outros. “Temos currículo inovador e professores qualificados. O aluno consegue ter acesso a todos os níveis de atenção em saúde, com Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios e Hospital”, disse.

O enfoque da interdisciplinariedade, necessária a todo profissional de gestão é uma das abordagens do curso de Administração, também premiado com três estrelas. De acordo com o coordenador, professor Elói Tramontin, a aprendizagem prática prima pela qualidade, experiência e tradição no ensino, já que o curso tem mais de 40 anos. Isto tudo aliado a pesquisa e extensão, com o currículo adequado à nova resolução do Ministério da Educação. “O curso tem formação empreendedora, interdisciplinar, desenvolve habilidades em gestão estratégica e oportuniza escolhas de áreas de interesse pessoal para formação e aproveitamento de atividades extra-classe, contribuindo para formação prática das atividades do administrador. E isso verdadeiramente faz a diferença na disputa de uma vaga no mercado de trabalho”, disse Elói.

O curso de Filosofia, três estrelas, obteve a premiação também pela tradição. “É um curso de mais de meio século. Oferece bacharelado e licenciatura, em três anos, com qualidade”, disse a coordenadora, professora Ângela Pereira Miguelis Caruso. Segundo ela, o grupo de professores que por lá passaram e hoje figuram, em sua maioria doutores e mestres, fazem a diferença, além das atividades de estágio desde o primeiro semestre do curso, que enriquecem o aprendizado.

Conforme a coordenadora do curso de Serviço Social, Helenara Silveira Fagundes, o curso é comprometido com as políticas sociais, e dá destaque a análises críticas, levando em conta aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos. “Temos a atribuição de atuar em diversas políticas sociais. Nossos alunos fazem um ano e meio de estágio curricular, em hospitais, prefeituras, organizações não-governamentais, entre outros locais”, destacou.

O reconhecimento do Guia do Estudante, para o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Velington Neumann, é um estímulo à permanente qualificação. “Este prêmio nos incentiva a continuar acreditando que estamos no caminho certo, ou seja, estimulando a participação dos alunos em pesquisas, o que valoriza o curso, e que continuemos qualificando o grupo de professores, que já é muito qualificado. Esperamos seguir com trabalhos em parceria com outras instituições, o que nos deixa em sintonia com o mercado e com o que há de novo em termos de tecnologia. E além disso, que pretendemos levar à diante a constante busca por projetos financiados, que ajudam a qualificar nossos laboratórios”, salientou.

O curso de Farmácia também recebeu três estrelas. “Para nós foi uma ótima notícia, já que trabalhamos de forma contínua, com empenho dos professores em trabalho conjunto, e uma das metas é a qualificação. Temos constante atenção com a qualidade de ensino-aprendizagem”, disse a diretora da Escola de Farmácia, Iraci de Lourdes Pacholski. Segundo ela, o ensino é prático e visa envolver o aluno no mercado de trabalho com as experiências obtidas já dentro da Universidade, respaldado pelo Laboratório de Análises Clínicas e Farmácia Escola. “Nosso aluno sai muito bem preparado, acompanhando as novas tendências e tecnologias. Nosso ensino e extensão são fortes e promissores”, afirmou.

O curso de Psicologia, três estrelas, está animado com a premiação. “Isto nos coloca em grande compromisso com a crescente qualidade do curso, aspecto ao qual estamos muito atentos”, destacou a coordenadora do curso, Maria Clara Salengue. Para ela, o resultado da avaliação é fruto de um trabalho progressivamente “afinado” entre gestão, professores, alunos e funcionários em torno da construção de um projeto pedagógico dinâmico e cooperativo de aprender-ensinar. “A Escola tem estado muito atenta aos movimentos ocorridos no âmbito nacional para o ensino da Psicologia e as inovações decorrentes desses cenários da mesma forma que tem valorizado a sua própria tradição como curso”, disse. O curso foi fundado em 1974, e deste então estabelece com a comunidade local uma estreita relação. Outro aspecto que apóia a qualidade do curso é a política de investimento na qualificação docente, do Serviço de Psicologia e no Mestrado em Saúde e Comportamento.

O mérito do reconhecimento
As estrelas do Guia do Estudante, para os coordenadores e diretores, é fruto da qualidade do corpo docente, estrutura de aprendizagem, tradição e interdisciplinariedade na composição do perfil profissional. Todas estas ações somadas possibilitam aos alunos da Católica sua formação necessária.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?