/ Notícias / UCPel sedia Seminário de Assuntos Contábeis de Pelotas
UCPel sedia Seminário de Assuntos Contábeis de Pelotas
27.06.2014 | 16:10 | #ciencias-contabeis
UCPel sedia Seminário de Assuntos Contábeis de Pelotas
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) sediou, na sexta-feira (27), o 14º Seminário de Assuntos Contábeis de Pelotas, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS). O evento, realizado no Auditório Dom Antônio Zattera da UCPel, visava, através de palestras, atualizar profissionais de 20 cidades do interior do Estado, bem como promover uma integração entre eles, os estudantes e o CRC.

Com um público de aproximadamente 350 pessoas, algumas presenças se destacaram no evento, como a do prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, do Secretário da Fazenda e representante da Receita Estadual, delegado Júlio Cesar Meroni, do agente da Receita Federal, delegado Carloci Diforena, do presidente da Associação Comercial e Industrial, Max Michels, do presidente do Sindilojas, Gilmar Bazanella, do presidente do Sindicato dos contabilistas, José Francisco Lamas e do Pró-Reitor Administrativo da UCPel, Eduardo Luís Insaurriaga dos Santos.

O evento teve como temática desta edição Profissão Contábil: qualificação, transparência e ética em benefício da sociedade e tinha o objetivo de fornecer ao profissional do interior do Estado - que, muitas vezes, envolvido com suas atividades não consegue se atualizar da forma que a profissão exige -, um contato com as atualidades da área. “Então buscamos uma educação continuada, através de palestras sobre os principais assuntos atinentes à nossa profissão, as principais alterações que a legislação tem oferecido, e até em relação às normas contábeis internacionais às quais estamos nos adequando desde 2008”, esclarece o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Antônio Carlos Palácios.

No seminário foram abordados os temas Holding Patrimonial como Planejamento Sucessório e Contábil; Contabilidade Rural como Instrumento Gerencial e Tributário; Ações que fazem a Diferença no Sucesso da Profissão; e Obrigações e Responsabilidades com as Informações Prestadas à Receita Estadual-RS.

De acordo com Palácios, o evento é destinado principalmente a pequenos e médios empresários da área contábil que possuem menos possibilidades de acesso a todas essas informações pela dificuldade de ir à capital e também de trazer exemplos ao interior.

Outro importante fator do Seminário é possibilitar o congraçamento dos profissionais que nessa oportunidade se encontram fora do ambiente de trabalho, trocam experiências e discutem problemas comuns inclusive com estudantes que participaram ativamente do evento, somando aproximadamente 40% do público presente. “E esses estudantes são os futuros profissionais. Nós temos interesse em que eles entrem no mercado conhecendo o CRC e o trabalho que desempenhamos, além de fazer com que eles saibam o que eles podem cobrar e também usufruir de nós em seu próprio benefício, principalmente nessa fase inicial de sua carreira”, complementa.

O evento foi promovido pelo CRCRS com o apoio do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (Sescon-RS), Federação dos Contabilistas do Estado do Rio Grande do Sul (Federacon) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul e Casa Rural (Senar/Farsul/Casa Rural).