O Observatório Nosotras, em parceria com alunas do curso de Publicidade e Propaganda (PP) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), promove uma ação no saguão do Campus I, até o dia 10 de dezembro. A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade às vivências femininas e ampliar a conscientização sobre a violência contra a mulher.
A ação consiste na construção de um mural colaborativo dentro da universidade, onde mulheres podem compartilhar seus relatos de forma anônima. A proposta é criar um espaço seguro de expressão, acolhimento e reflexão, além de incentivar a mobilização no enfrentamento da violência de gênero. A ação também integra os 21 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas.
Ana Carolina de Quadros, acadêmica do curso de PP, organizou com mais três colegas a ação. Ela destaca a importância do projeto como ferramenta de sensibilização: “nós precisávamos criar um material de valor à vida. Como no estado houve uma crescente em relação às denúncias de violência de gênero, buscamos abordar o assunto. O mural conta com relatos anônimos de mulheres que sofreram violência. Isso mostra que estamos unidas, organizadas e na luta por uma sociedade sem violência”, destacou
Rafaela Cedres, extensionista do Observatório Nosotras, entende que o mural reforça o vinculo da universidade com o projeto: “este é um grito da sociedade. Trazer um mural físico para um espaço onde passa muita gente é importante, tanto para divulgar os dados, quanto mostrar um espaço de acolhimento para as vitimas”, entende.
O mural segue aberto à participação até o dia 10 de dezembro, por meio do Instagram, e convida a comunidade a contribuir com relatos, reflexões ou como leitores para que possamos escrever uma nova história e um novo futuro: sem violência de gênero.