/ Notícias / UCPel promove o 1° Seminário Fraternidade e Direitos Humanos
UCPel promove o 1° Seminário Fraternidade e Direitos Humanos
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será palco para uma discussão abrangente no 1º Seminário Fraternidade e Direitos Humanos, que será realizado nos dias 18 e 19. Quatro convidados falarão sobre diferentes aspectos da temática, desde fundamentos éticos até os desafios para que os direitos humanos sejam efetivados.

O Seminário terá a presença do capelão, padre Martinho Lenz, que abordará a temática Fundamentos Éticos e Teológicos dos Direitos Humanos. Na sequência, o professor do Instituto Berthier (IFIBE), de Passo Fundo, Paulo Carbonari, falará sobre Por quê é tão difícil realizar os direitos humanos?. Haverá, também, palestra sobre Educação em Direitos Humanos e a Fraternidade, com a socióloga Beatriz Lang, e Igreja e Sociedade: serviço, diálogo e cooperação, com padre Raphael Pinto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora e local do evento, que será realizado no Espaço Multiuso do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202).
O encontro é uma promoção do Centro de Referência em Direitos Humanos Dom Helder Câmara - composto pela Capelania, curso de Direito e Instituto Superior de Filosofia - e Cáritas Arquidiocesana.

Veja a programação:

18 de agosto, terça-feira
18h - Credenciamento
19h - Fundamentos Éticos e Teológicos dos Direitos Humanos - Padre Martinho Lenz, capelão da UCPel
20h - Por quê é tão difícil realizar os direitos humanos? - Professor Paulo Carbonari

19 de agosto, quarta-feira
19h - Educação em Direitos Humanos e a Fraternidade - Beatriz Lang
21h - Igreja e Sociedade: serviço, diálogo e cooperação - padre Raphael Pinto

Saiba mais sobre os participantes:

Pe. Matias Martinho Lenz
Sacerdote jesuíta, é capelão da Universidade Católica e membro do Colegiado de Pastoral da Arquidiocese de Pelotas.

Paulo César Carbonari
Graduado em Filosofia no Instituto Berthier (IFIBE) com reconhecimento pela Universidade de Passo Fundo (1993). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2000). Doutor em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) (2015). Professor do Instituto Berthier (IFIBE), Passo Fundo, RS. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política. Atua principalmente nos seguintes temas: responsabilidade ética, direitos humanos, vitimização, organização social, participação popular.

Beatriz Lang
Socióloga, assessora da Comissão de Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado (CDH-PGE/RS); vice-presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-RS); integrante da Coordenação/Articulação Estadual do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH); integrante do Instituto de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais do Brasil (IDHESCA) e integrante da Rede de Direitos Humanos do Sistema de Justiça e Segurança Pública. Integrou a Coordenação Geral do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos.

Pe. Raphael Pinto
Coordenador de Pastoral da Diocese de Rio Grande; membro da Pastoral do Migrante.