/ Notícias / UCPel participa de seleção pública para criação da nova marca da cidade de Pelotas
11.05.2017 | 19:29 | #jornalismo #publicidade-e-propaganda
A prefeita Paula Mascarenhas lançou na manhã desta quinta-feira (11) o regulamento para a seleção pública de escolha da nova marca da cidade. A proposta da identidade visual será construída por alunos de Comunicação e Design da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Federal de Pelotas (UFPel) e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). A ação é uma iniciativa da prefeitura de Pelotas com apoio da Câmara Municipal de Vereadores.

A ideia é propor à sociedade a construção coletiva de uma marca única, que será escolhida de maneira transparente e democrática, a ser usada em peças turísticas, comerciais e institucionais da cidade, que perpasse por governos, perdure no tempo e esteja disponível para uso do poder público e da iniciativa privada.

Paula afirmou que a seleção será mais um momento em que os pelotenses poderão compartilhar a cidade, já que a escolha da nova marca será feita através de votação popular. “Esta não será uma marca de governo, mas sim da população, da cidade de Pelotas. Nossos alunos poderão demonstrar o seu talento e assim iniciamos um processo democrático, que valoriza os profissionais e a cultura do Município”, afirmou a prefeita.

A seleção será realizada em duas etapas: cada instituição de ensino irá propor duas marcas, que serão avaliadas por uma banca técnica formada por duas pessoas indicadas pela prefeitura, duas pela Câmara de Vereadores e duas pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur), três profissionais da publicidade e três do design, representando agências da cidade. Das seis marcas propostas pelas instituições, duas serão escolhidas e irão para a votação da população, que definirá a grande vencedora.

A comissão organizadora da seleção é composta por Ivan Rodrigues, representando a UCPel; Marina Loder, representando o IFSul; Roberta Barros, representando a UFPel; Mateus da Rosa Gomes, representando a prefeitura de Pelotas; e Vinícius Braga Conrad, representando a Câmara Municipal de Pelotas.

A entrega dos regulamentos contou com a presença do vice-prefeito Idemar Barz; do secretário de Cultura, Giorgio Ronna; equipe da Secult, representantes das instituições de ensino e estudantes das áreas de comunicação e design.

Texto: Angélica Mengue (Ascom)
Foto: Gustavo Vara (Ascom)