/ Notícias / UCPel lança Programa de Gerenciamento de Resíduos
UCPel lança Programa de Gerenciamento de Resíduos
08.08.2007 | 00:00
UCPel lança Programa de Gerenciamento de Resíduos

Instruir a comunidade acadêmica sobre a importância da inserção do Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGR) na Universidade é o foco da exposição do curso de Ecologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com o título “Expolixo, por uma Pelotas mais limpa”. A exposição faz parte do lançamento do PGR da Universidade, programa acompanhado acadêmicos de Ecologia com atividades de explanações e esclarecimentos sobre reciclagem e assuntos referentes a educação ambiental.

De acordo com o coordenador do curso de Ecologia, professor José Antônio Weykamp da Cruz, a inserção do PGR é de grande relevância, e a exposição só vem a acrescentar no processo. “Não tem como o Programa dar certo sem a participação da comunidade acadêmica”, acrescenta. Ressalta ainda que esta é uma proposta permanente de mobilização da comunidade universitária.

A exposição, que acontece no espaço de convivência até sexta-feira (11), conta com demonstrações de vídeos elaborados pelos próprios alunos da Ecologia assim como vídeos de educação ambiental premiados em festivais, além da distribuição da cartilha com informações sobre o PGR.

Sobre o PGR
O Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGR) é um documento que possui as etapas do manejo com resíduos dentro da instituição. O processo é feito desde a segregação do resíduo até o destino final.

Segundo a responsável pelo Programa, professora Luciene Smiths Primo, o PGR é exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por meio da resolução RDC 306/04, para todas as instituições de saúde ou que trabalham com ensino e pesquisa. ”Essa ação é muito importante para que se crie uma consciência de educação ambiental”, ressalta.

A professora que já implantou o Programa no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), órgão auxiliar da UCPel, em 2003, diz que a adequação do PGR contribui para a biossegurança e para questão ambiental. “O HUSFP lida mais com resíduos do tipo A, considerados infectantes, propensos a contágio com doenças infecto contagiosas, quando houver contato”, afirma.

Segundo ela, na UCPel existem quatro tipos de resíduos. Tipo A, que são os infectantes, tipo B considerados os químicos, tipo D classificados como comuns (orgânico) e recicláveis (plástico, vidro e papel) e o tipo E, destinado aos perfuro-cortantes (agulhas e lâminas). Cada tipo de resíduo tem seu lugar específico para ser descartado, conforme a relação abaixo:

Resíduo (tipo) Recipiente
A - infectantes Lixeira com saco branco
B - químicos Quando houver esta produção cada laboratório comunica o serviço de manutenção, responsável pelo recolhimento do resíduo.
D - orgânico Lixeira com saco laranja
D - reciclável Lixeira com saco verde
E – perfuro-cortantes Caixas de descartex

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?