Peça por peça, um mundo melhor pode ser construído. Como um jogo, montar cada parte é imprescindível para o resultado final. Assim, ação por ação, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) segue seu propósito de instituição comprometida com a sociedade ao lançar o seu Balanço Social 2006. O evento ocorre no dia 4, às 10h, no Saguão do Auditório Central da UCPel, e dá retorno à sociedade a respeito das ações que desenvolve.
De acordo com o Diretor Executivo da Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura (SPAC), mantenedora da UCPel, Sérgio Ávila Cardoso, o Balanço Social já é uma solicitação por parte dos parceiros da organização. “A responsabilidade social é uma exigência. A instituição precisa prestar contas da sua ação social”, disse. Para o reitor Alencar Mello Proença, esta é a idéia do Balanço Social. “O Balanço é a resposta que a Universidade procura dar à sociedade esperando que esta, tomando conhecimento das ações da Católica, possa julgar este trabalho”, afirmou.
Os dados do Balanço mostram que a Católica investe praticamente 90% de seus recursos na área social e nos colaboradores. Ou seja, a assistência às pessoas e a renda familiar são os principais destinos. “É nesse âmbito que se destinam os investimentos, e para nós isso é fundamental”, disse Cardoso.
Os indicadores revelam também que os destaques de atuação são na área de saúde, que tem forte representatividade por meio do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Unidades Básicas de Saúde e Ambulatório Geral. O número de atendimentos supera a faixa de 274 mil.
De acordo com Cardoso, o Balanço, hoje em sua terceira edição, foi uma iniciativa dos próprios alunos da instituição, com o objetivo de estudar os dados, que desencadeou um processo interdisciplinar de elaboração. No conteúdo, o Balanço 2006 apresenta dados institucionais, de cidadania, saúde e meio ambiente, ensino e pesquisa, além de cultura e lazer.