/ Notícias / UCPel integra edição de lançamento da Revista de Ciências Ambientais
UCPel integra edição de lançamento da Revista de Ciências Ambientais
16.08.2007 | 00:00
UCPel integra edição de lançamento da Revista de Ciências Ambientais
Professores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) publicaram artigo sobre desenvolvimento sustentável na edição de lançamento da Revista de Ciências Ambientais do Centro Universitário La Salle, neste mês. O estudo faz uma análise do desenvolvimento, sustentabilidade, novas tecnologias reorientadas, modelos e formas de organização do trabalho. Assim, se dá a comparação entre o modelo anterior de economia com a proposta da economia sustentável, além das exigências, obstáculos e desafios desta transição. Além de também traçar um panorama da empregabilidade dos jovens. O trabalho foi desenvolvido pelo diretor da Escola de Educação, professor Pedro Ernesto Andreazza, autor principal, com a colaboração dos professores Lúcio André de Oliveira Fernandes e Christiane Heemann.

Intitulado “Desenvolvimento Sustentável: Inovação Tecnológica com Política Social Includente”, o artigo relata que educação, tecnologia e desenvolvimento estão intimamente ligados com sustentabilidade. A qualificação, para que o conhecimento não fique ultrapassado, é fundamental. De acordo com o estudo, o acesso ao conhecimento, à pesquisa, tecnologia orientada, capacitação e recapacitação vem se tornando o fator central de desenvolvimento, principalmente o sustentável, no mundo atual.

Segundo os autores, dentro de um processo progressivo, a introdução das novas tecnologias nas empresas gera grande impacto na qualificação de mão-de-obra e no nível de emprego. De acordo com eles, do ponto de vista macroeconômico, o investimento no fator humano significa um dos determinantes básicos para o aumento da produtividade e elemento de superação do atraso econômico. Ou seja, a alfabetização tradicional já não é suficiente: o trabalhador precisa ser qualificado, polivalente e pró-ativo. O sistema educacional, assim, precisa atender às exigências do mercado, que é altamente dinâmico.

Empresas e universidades em parceria pelo desenvolvimento
O artigo salienta ainda que a produtividade do conhecimento será decisiva para o sucesso econômico e social, e também para o desempenho econômico como um todo. Este conhecimento deve ter como respaldo instituições de ensino que forneçam ferramentas para que se aplique soluções brasileiras e inovadoras. Assim, o país não pode prescindir da tecnologia que é fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a competição internacional, mas só poderá fazer uso adequado dela se formar profissionais capacitados e conscientes. Para que isto ocorra, projetos importantes estão sendo desenvolvidos no país, como atração de empresas de pesquisa e desenvolvimento sustentável visando parceria com universidades, estimulação à inovação e interação de empresas e universidades, geração de sinergia positiva entre o meio acadêmico e empresarial, entre outros.

O artigo aponta também que as inovações e novas tecnologias de produção ocupam lugar privilegiado no processo de globalização das economias. Mas os investimentos das empresas devem se concentrar em tecnologias que não agridam o meio ambiente, e, conjuntamente, em capital humano capacitado a melhorar políticas, planejamento e gestão de proteção de ecossistemas.

A Revista
Publicação semestral, a Revista de Ciências Ambientais aceita produção científica como relatos de pesquisas, estudos teóricos e revisões críticas de literatura.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?