Cursos de graduação da Católica de Pelotas (UCPel) realizaram atividades ao longo da Feira do Livro de Pelotas. A 22ª edição do evento, que terminou nesta terça-feira (15), ganhou destaque por integrar a comunidade em geral com atividades oferecidas na tenda cultural.
Pensadas de maneira dinâmica, as oficinas foram destinadas aos estudantes de escolas públicas e privadas de Pelotas e região, e também aos professores que estavam com as turmas participando da feira.
Para a discente da UCPel, Patricia Giusti, a iniciativa das oficinas veio a somar com a proposta da feira no sentido de estimular a leitura a partir de ações, projetos e atividades capazes de mostrar o livro e as suas possibilidades. “Para os estudantes da UCPel as atividades são fundamentais para fortalecer o vínculo com a comunidade. Essas ações colaboram com a formação integral e proporcionam uma experiência de prepará-los para o mundo do trabalho”, destaca.
Organizadas pelo curso de Pedagogia, com seu projeto de extensão “Educação com a comunidade”, em parceria com o curso de Letras e o Centro da Criança São Luiz Gonzaga, as experiências literárias ocorreram entre os dias 4 e 8 de novembro, com dinâmicas que envolviam contação de histórias e produção de artefatos. As ações foram realizadas na tenda cultural, junto à programação oficial da Feira do Livro.
Para o professor Daniel Botelho, o grande mote é justamente compreender que trabalhar com a comunidade requer uma ação multiprofissional. "Todas essas ações têm como fonte de inspiração a formação com qualidade desses sujeitos e servem para mostrar o quanto a universidade está presente na comunidade”, frisa o docente.
Redação: Tiago Rodrigues