Já está disponível no site da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) o Relatório Anual de 2022. O documento reúne as principais ações da instituição ao longo do último ano e está dividido em seis dimensões: institucional, ensino, pesquisa, extensão, inovação, ambiental, além de também fazer um resumo do ano das empresas ligadas ao Grupo APAC, Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Centro da Criança São Luiz Gonzaga e Rádio Universidade.
2022 foi considerado pela UCPel como o ano de retomada, em que as transformações e a modernização da instituição foram aceleradas. Especialmente, essa modernização foi impulsionada pela pandemia de Covid-19 e a necessidade do trabalho remoto, responsável por criar novos ambientes de aprendizagem, tornando os campi da UCPel ainda mais digitais.
Na avaliação do reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior, o ano encerrou um ciclo vitorioso de avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC). “Quinze novos cursos de graduação foram avaliados com notas 5 e 4 pelo MEC, comprovando a qualidade da proposta pedagógica do formato EAD elaborado pela UCPel em parceria com +A Educação. Também foi destaque do ciclo avaliativo a nota 5 da Odontologia, curso presencial que conta com uma qualificada infraestrutura, assim como o seu corpo docente”, diz.
Com o retorno da presencialidade, investimentos em infraestrutura também foram feitos. Destaque especial para as obras aceleradas do Campus da Saúde, com a construção de novos prédios para abrigar as novas turmas do curso de Medicina, atualmente considerado a maior escola médica do Rio Grande do Sul. Assim como o Campus Saúde, o Campus I também recebeu qualificação em diversos ambientes. O Serviço de Assistência Jurídica (SAJ) e a Maquetaria ganharam espaços totalmente novos para a aprendizagem dos acadêmicos.
A área de Gestão de Pessoas, 2022 será lembrado como o ano de fortalecer o pertencimento dos valores praticados pela UCPel. Para isso, mais de 35 capacitações foram realizadas e contaram com a participação de docentes e funcionários. Acesse o Relatório Anual 2022 na íntegra.
Redação: Caroline Albaini