/ Notícias / UCPel dá início ao ano letivo
UCPel dá início ao ano letivo

Na próxima segunda-feira, (4), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) dará as boas vindas a seus mais de 3,4 mil alunos. O início do semestre letivo de 2024 será marcado por várias novidades e uma programação diversificada para recepção de calouros e veteranos.

Os eventos de recepção acontecem em dois momentos no Auditório Dom Antônio Zattera. Para os alunos ingressantes de Medicina, a acolhida será na segunda-feira, a partir das 8h. Um tour pelos locais de atendimento práticos da maior escola médica do Rio Grande do Sul também será oferecido. Pela primeira vez, familiares estão convidados a conhecer o Campus Dr Franklin Olivé Leite, o Campus da Saúde.

Calouros dos demais cursos presenciais e EAD terão seu evento de acolhida na quarta-feira, (6), às 19h. Ambas atividades oportunizam aos calouros uma imersão em suas graduações. É momento de conhecer seus professores, coordenadores e possibilidades de projetos e ações em que poderão se envolver.

Para a pró-reitora acadêmica, Moema Chatkin, este momento é importante por também promover a convivência acadêmica. “É muito especial o retorno dos estudantes para a sequência da sua formação e das múltiplas experiências a ela associadas”, diz. “E o ingresso dos novos alunos dará início a esta etapa fundamental das suas vidas”, complementa.

O trabalho prévio ao começo do ano letivo também é destacado pela pró-reitora, “nós estamos permanentemente planejando e cuidando de todos os processos inerentes aos nossos cursos”, relata. Projetos pedagógicos, metodologias utilizadas para o alcance das competências e os espaços onde os professores e seus alunos estarão ensinando e aprendendo fazem parte de uma série de atividades que visam o cuidado e o acolhimento a todos, segundo Moema.

Informações para os alunos

Alunos que estiverem com dúvidas podem ingressar na página dedicada à acolhida da UCPel — o site apresenta um passo a passo para acesso de e-mail acadêmico; do Portal do Aluno e informações sobre grade curricular, salas e horários.

Investimentos na Universidade
A estrutura da UCPel também estará em evidência nas acolhidas. Com mais de 23 mil metros quadrados de área construída em seus Campi, a universidade tem investido na qualificação de seus prédios e laboratórios. O Campus da Saúde, por exemplo, vem sendo reconfigurado, mais de R$15 milhões foram empregados em diversas obras. Conheça abaixo algumas das construções e requalificações.

Prédio S06, Campus Saúde

Este projeto expande e aprimora o atendimento nas áreas de ginecologia e obstetrícia; pediatria; otorrinolaringologia e oftalmologia no Campus da Saúde. A primeira fase da obra foi concluída ainda no primeiro semestre de 2023, com a entrega dos consultórios de otorrinolaringologia e oftalmologia.

Neste dia 4, os locais de atendimento das demais especialidades serão entregues. São mais de 1200 metros quadrados que abrigam 47 consultórios médicos e salas de estudo.

Nova sala TBL, Campus I

Considerando uma alta demanda da estratégia de ensino de aprendizagem baseada em equipe — team based learning (TBL), em inglês — a sala 249C, no Campus I, também foi transformada. A sala será entregue no dia 4 e está configurada para acomodar 60 pessoas e oferecerá múltiplas opções de layout, equipada com mobiliário versátil, quatro televisores e diversos recursos tecnológicos.

Novo refeitório, Campus I

Após diversos pedidos da comunidade acadêmica, o refeitório, que representa um espaço de convivência dedicado aos alunos e funcionários, será entregue também no dia 4. Com seis micro-ondas, máquina de água quente, televisão, espaço interno equipado com mesas e cadeiras, além de um deck com mobiliário externo, o ambiente foi projetado para proporcionar momentos de descanso e refeição.

Qualificação da Sala C109, como sede temporária dos Laboratórios de Anatomia, Campus I

Igualmente com entrega a ser feita no dia 4, a sala C109 no Campus I, onde antes era localizado o curso de Design de Moda da universidade, passou por processo de requalificação. Até 2025, o local incluirá dois laboratórios de anatomia, uma sala de aula, um ambiente de estudo, área técnica, e um museu de anatomia.

Posteriormente, os laboratórios serão realocados em prédio próprio no Campus da Saúde, a previsão de entrega é 2025.

Outros prédios e melhorias estão em andamento, com previsões de inauguração para este e o próximo ano, entre eles: qualificação e melhoria de ambulatórios (prédio S01) e um novo edifício do Laboratório de Simulação Realística (SIMLAB), no Campus da Saúde. Reformas na biblioteca, banheiros e telhado do Campus I também estão sendo realizadas.

Ainda é possível ser UCPel

Interessados em ingressar ainda no primeiro semestre na UCPel têm a oportunidade de participar do processo seletivo para os cursos presenciais (exceto Medicina) e EAD. São diversas formas de ingresso: vestibular online; nota do ENEM; reescolha e transferência são algumas das opções. Confira mais informações no site do vestibular.