Estudantes do curso de extensão de Interação Pais-bebê, vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), apresentam, de 1º a 4 de maio, no Rio de Janeiro, conclusões de suas pesquisas. O trabalho do grupo estará presente no 7º Encontro Nacional sobre o Bebê – Nascimento: Antes e Depois – Cuidadores em Rede, que ocorre na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Serão apresentadas as conclusões obtidas no estudo “A Influência da Musicalidade no Desenvolvimento das Competências da Criança de um a quatro anos”, desenvolvido durante dois anos em Pelotas. A pesquisa contou com a colaboração de quatro escolas (entre particulares e públicas) que têm a música incluída nas atividades da faixa etária em questão. O trabalho foi desenvolvido tanto no ambiente escolar quanto familiar, envolvendo 24 crianças. “Os resultados da pesquisa nos instigaram e nos comprometeram a desenvolver novas atividades visando a ampliação da cultura Pais-Bebê em nossa cidade”, disse a coordenadora do estudo, professora Lúcia Grigoletti.
Resultados
As pesquisadoras observaram que, no período estudado, a música ainda está em estágio incipiente, ou seja, é pouco utilizada nos ambientes escolar e familiar. “Isto ainda precisa ser mais incentivado, para que as crianças possam ter mais contato com música”, disse Lúcia.
De acordo com ela, entre as crianças pesquisadas, 37,5% apresentaram rotina lúdica com musicalidade, sendo 75% do sexo masculino, na faixa etária de dois anos e oito meses a quatro anos recém completados. A figura feminina, geralmente a mãe, foi a incentivadora, desde a etapa intra-uterina, em 66,6% do grupo com rotina lúdica musicalizada.
Equipe
Participaram da equipe de pesquisa cinco alunas. No evento, acompanharão a coordenadora as alunas Mariana Antunes e Roxana Dal-Soto. Além delas, a aluna Mariane Lopez, integrante do curso de Extensão Multidisciplinar Interação Pais-Bebê 2008 e a acadêmica de Psicologia Karem Quincoses também estarão representando a Psicologia da UCPel.