/ Notícias / UCPel analisa proposta para assumir serviço de traumatologia
UCPel analisa proposta para assumir serviço de traumatologia
29.07.2008 | 00:00
UCPel analisa proposta para assumir serviço de traumatologia
Em entrevista à imprensa local, na manhã desta terça-feira (29), o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Alencar Mello Proença, esclareceu o assunto a respeito das tratativas que envolvem a responsabilidade sobre o setor de traumatologia em Pelotas. A proposta formulada pela Prefeitura não foi aceita pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e deve ser analisada pela Católica nos próximos dias.

De acordo com Proença, na ocasião da renovação do contrato de gestão compartilhada, no último dia 18 de julho, o reitor da UFPel, César Borges, reafirmou sua intenção de assumir a traumatologia do PSP, já que, como representante de um hospital universitário público, teria a preferência no processo. Entretanto, após examinar a proposta, a Universidade Federal anunciou a desistência de gerenciar o serviço.

“Fui procurado pelo prefeito Fetter Junior para assinar, hoje mesmo (29), a administração da traumatologia. Mas não podemos assumir desta maneira o compromisso por uma área de saúde com tantas dificuldades técnicas e que está em crise por anos a fio. É necessário avaliar se realmente teremos condições de aceitar esta incumbência”, explicou Proença, ao comentar que providências básicas, como a construção de área física específica e a contratação de equipe médica competente, precisam ser tomadas antes de qualquer decisão oficial.

O reitor da UCPel ainda adiantou que a equipe do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) deve se reunir, nos próximos dias, para retomar o projeto anteriormente elaborado, por solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, para o setor de traumatologia. Durante a análise serão verificados quais recursos são necessários para que o município passe a contar com um serviço de qualidade na área. “É importante deixar claro que a Católica não irá assumir a traumatologia se for para permanecer com a crise. Somos um hospital conceituado dentro do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e não podemos nos contentar com a prestação de qualquer serviço”, afirmou.

Segundo o vice-reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, o projeto para que o HUSFP assuma a traumatologia do município inclui a construção de um centro acima do novo prédio do PSP. A estrutura deve estar preparada para atender 24 horas por dia toda a demanda de pacientes que necessitem desde procedimentos ambulatoriais até atendimentos de alta complexidade. ”A tarefa de transformar Pelotas num centro de excelência na área traumato-ortopédica exige que comecemos do zero. O problema do setor não irá acabar num passe de mágicas, é algo gradativo. Mas, talvez daqui a seis meses ou um ano, possamos dizer que a cidade já conta com um bom serviço de traumatologia, vinculando o ensino à assistência”, finalizou.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?