/ Notícias / UBSs da UCPel têm novo modelo de acolhimento
UBSs da UCPel têm novo modelo de acolhimento
07.04.2022 | 11:37 | #medicina
UBSs da UCPel têm novo modelo de acolhimento

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas passaram a adotar, nesta semana, um novo formato de acolhimento da população: a classificação dos pacientes por cores que irão determinar o encaminhamento de cada caso. A iniciativa, preconizada pelo Ministério da Saúde,  também já está sendo executada nas seis UBSs administradas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) - UBSs Areal 1, Caic Pestano, Nossa Senhora de Fátima, Py Crespo, União de Bairros e Sanga Funda.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Saúde Coletiva da Católica, professor Cayo Moraes Lopes, as seis unidades gerenciadas pela UCPel já trabalham com acolhimento, a maior mudança está na adoção de um protocolo unificado entre todas as UBSs da cidade, o que irá ajudar as equipes e, consequentemente, oportunizar  aos usuários maior facilidade em ter suas demandas atendidas. “Pela necessidade cada vez maior de qualificar os processos de trabalho e reduzir os atendimentos mediados com  distribuição de fichas nas unidades de saúde, foi  realizada essa alteração”, afirma Lopes, ao destacar que em 2021 as UBSs administradas pela universidade realizaram 56.082 atendimentos.

Como fica

O acolhimento unificado nas UBSs é determinado por cores, da seguinte forma:

• vermelho - pacientes que precisam de atendimento em unidades de urgência e emergência;
  • amarelo - pacientes serão encaminhados para UPA;
  • verde - paciente imediato na UBS, pelo médico ou pelo enfermeiro; e,
  • azul - paciente será agendado para ser atendido conforme disponibilidade da unidade.

O coordenador das UBSs administradas pela Católica e também professor do curso de Medicina, salienta que a adoção do acolhimento em todas as Unidades Básicas de Saúde significa ter o usuário acolhido no serviço de saúde, mas não é sinônimo de atendimento médico. “De acordo com a classificação apresentada e com a demanda do dia, o usuário poderá ter seu atendimento agendado para outra data, com a garantia do atendimento, e poderá ter sua demanda sanada por outro profissional da saúde. Ainda de acordo com o quadro avaliado ele poderá ter seu atendimento realizado no mesmo dia, ou até mesmo ser encaminhado para outro serviço de saúde”, conclui o docente.

Qual UBS procurar

Sobre qual UBS procurar a partir do sintoma que está sentindo, o paciente deve seguir a orientação da Secretaria Municipal de Saúde. Pessoas com sintomas gripais ou suspeitas de Covid devem se dirigir às unidades sentinelas de sua referência. Para outros casos e demandas os pacientes devem procurar as UBSs conforme sua situação cadastral, ou seja, o seu endereço.

Redação: Alessandra Senna