/ Unidades Básicas de Saúde
Unidades Básicas de Saúde

A UCPel possui 5 (cinco) Unidades Básicas de Saúde (UBS) sob sua responsabilidade: UBS Pestano-CAIC, UBS Nossa Senhora de Fátima, UBS Py Crespo, UBS União de Bairros e UBS Sanga Funda. Desde o ano de 2014 todas as unidades foram credenciadas junto ao Ministério da Saúde como Estratégias Saúde da Família (ESF) tendo 8 (oito) equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Além destes, outros profissionais técnicos e docentes, como assistentes sociais e psicólogos, atuam junto às UBS prestando assistência à população e na formação de profissionais de saúde.

As Unidades Básicas de Saúde integram o sistema de saúde da Universidade Católica de Pelotas, junto ao Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e ao Ambulatório do Campus da Saúde.

Estas unidades proporcionam à população receber atendimento à saúde diretamente no bairro onde mora, através da territorialização e adscrição da população a cada uma delas. Este modelo de atenção permite maior integração e conhecimento da realidade local possibilitando a atenção integral à saúde das pessoas.

A Atenção Básica é capaz de resolver 85% dos problemas da população dando suporte para desafogar o Pronto Socorro de Pelotas (PSP), principal serviço de urgência para 20 municípios da Zona Sul do Estado.

A ESF realiza ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde através da atuação dos profissionais das equipes em campanhas educativas e de vacinação, visitas à população de rotina e para acompanhamento de problemas de saúde, procedimentos como vacinação e teste do pezinho, acompanhamento pré-natal e puericultura, no qual o bebê recebe acompanhamento sistemático desde o seu nascimento até o primeiro ano de vida, além de consultas médicas a todos os membros das famílias.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, é oferecido também atendimento odontológico. Através dos Conselhos Locais de Saúde, as Unidades têm um vínculo maior com a comunidade. Os alunos trabalham no diagnóstico de saúde da população, o quem além de dar um sentido mais acadêmico, amplia o cuidado com a população.

 

ENDEREÇOS

 

Pestano-Caic

Endereço: rua Leopoldo Brod, 3.220

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (às 11h encerra para atendimento interno) e das 13h às 17h

Telefone: (53) 3273-6603

 

Fátima

Endereço: rua Baldomero Trapaga, 480

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (às 11h encerra para atendimento interno) e das 13h às 19:30h (quarta-feira encerra às 17:00 horas)

Telefone: (53) 3222-4028

 

Py Crespo

Endereço: rua Marquês de Olinda, 291

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (às 11h encerra para atendimento interno) e das 13h às 19:30h

Telefone: (53) 3223-0823

 

União dos Bairros

Endereço: rua 1, sem número, Jardim do Prado (zona Norte do município).

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (às 11h encerra para atendimento interno) e das 13h às 17h

Telefone: (53) 3278-1089

 

UBS Sanga Funda

Endereço: Avenida Ildefonso Simões Lopes, 5.225

Telefone: (53) 3274-3266

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (às 11h encerra para atendimento interno) e das 13h ás 19h30min

EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?