Transtorno de jovens é tema de trabalho apresentado na UCPel
09.11.2009 | 16:27
Com o objetivo de avaliar os transtornos na vida de jovens com idade entre 16 e 24 anos, a aluna do Programa de Mestrado em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Karen Jansen desenvolveu o trabalho “Episódio de mania e hipomania: prevalência, fatores associados, comorbidades e o impacto na qualidade de vida entre jovens”.
São denominados episódios de mania ou hipomania as ocorrências de humor eufórico que podem gerar distúrbios diversos. Eles são critérios de diagnóstico para o chamado transtorno de humor bipolar, que é caracterizado por períodos distintos ou mistos de episódios depressivos. Alguns dos comportamentos analisados foram o abuso de substâncias lícitas e ilícitas, atitudes no trânsito, atividade sexual e qualidade de vida, além do histórico familiar de transtorno psiquiátrico, além dos distúrbios mais comuns de serem diagnosticados, como ansiedade, depressão e risco de suicídio. “Os prejuízos que esses transtornos representam na vida desses jovens, foi o que mais me motivou a realizar essa pesquisa”, disse Karen.
Para a realização do estudo foram sorteados 1.762 jovens de 18 a 24 anos de idade, residentes entre os 448 setores censitários da divisão atual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Pelotas. Os entrevistados passaram por uma avaliação com duração média de uma hora, na qual respondiam questões sobre comportamentos de saúde, incluindo avaliação psicológica.
Orientada pelo professor Ricardo Silva, Karen apresentou o trabalho como proposta de sua conclusão do mestrado.