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Solução de Conflitos pela Internet é alternativa para consumidor
08.12.2015 | 11:09 | #direito
Solução de Conflitos pela Internet é alternativa para consumidor
Resolver conflitos antes de levar a questão às vias judiciárias é uma prática recomendável. De acordo com o professor de Direito do Consumidor da UCPel e membro da diretoria nacional do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor, Fernando Azevedo, canais de resolução pela internet têm se mostrado efetivos. Veja algumas orientações.

1. Como assim?


Serviços para solução alternativa de conflitos de consumo via internet são espaços virtuais nos quais o consumidor pode registrar uma reclamação e obter uma resposta da empresa. Os fornecedores de produtos ou serviços são avaliados publicamente. Além disso, uma resolução de conflitos muitas vezes resolve o problema mais facilmente e evita o congestionamento no âmbito judiciário.


2. Procure o serviço se a tentativa direto com a empresa não funcionou


Para resolver um problema dessa natureza, a primeira alternativa é procurar a empresa diretamente. Tenha sempre uma prova desse contato. Pode ser um e-mail ou um número de protocolo de telefonema. Se o seu problema não foi resolvido, procure os canais de resolução via internet.


3. Saiba onde reivindicar


Segundo o professor, é fundamental reconhecer um canal adequado. Por exemplo, o Ministério da Justiça possui o consumidor.gov.br, onde você pode se comunicar diretamente com as empresas participantes que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias. Os dados das reclamações registradas alimentam uma base de dados pública, com informações sobre os fornecedores que obtiveram os melhores índices de resolução e satisfação no tratamento das reclamações, sobre aqueles que responderam as demandas nos menores prazos, entre outras informações. Outro site conhecido é o Reclame Aqui. Fique atento: muitas páginas no Facebook ou sites desconhecidos apresentam-se como canais resolutivos. Tenha cuidado e verifique os sites confiáveis. 

4. Reclame da maneira certa
Mesmo que o problema esteja lhe tirando do sério, é preciso ter bom senso na hora de reclamar. Exponha a questão de forma detalhada, porém objetiva. Não seja passional! Sair do foco e dirigir ofensas pessoais ou à honra de instituições ou dirigentes pode se tornar um problema para você no futuro. Ao mesmo tempo, usar o Facebook para reclamar acaba servindo mais para desabafo do que para resolver efetivamente um problema.

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