Sistemas de proteção social foram tema de aula inaugural na UCPel
01.04.2009 | 00:00
A temática das políticas públicas de emprego e renda, sobretudo em saúde, educação, previdência e assistência social, esteve em pauta, nessa semana, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Ministrada pelo professor doutor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Geraldo Di Giovanni, a explanação fez parte da aula inaugural do Mestrado em Política Social.
Durante a palestra, Di Giovanni falou sobre sistemas como o programa Bolsa Família, prejudiciais, em sua opinião, quando aumentam o número de beneficiados e travam o desenvolvimento. “Um sistema de proteção social só é eficaz se emancipa. Se o número de dependentes está aumentando, o programa foi mal desenhado ou está sendo mal executado”, afirmou.
Para ele, as perspectivas na área são pessimistas. “Pessoalmente, não vejo como haver melhora a curto prazo. Creio que só nossos bisnetos poderão contar com uma sociedade mais justa e isso porque vivemos em estruturas sociais muito perversas. A saída seria acabar com as grandes diferenças que temos e promover a cidadania em seu modo mais homogêneo”, completou.
Sobre o professor
Di Giovanni é fundador do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da Unicamp e autor de vários livros e artigos na área de Políticas Sociais. Ao visitar Pelotas pela primeira vez, o professor elogiou a cidade e teceu críticas positivas a respeito do Mestrado em Política Social na UCPel. “Fico muito contente em ter a oportunidade de conhecer uma experiência tão bem-sucedida e estruturada como a deste curso”, opinou.