/ Notícias / Senale entra no segundo dia tratando do ensino na contemporaneidade
Senale entra no segundo dia tratando do ensino na contemporaneidade

No segundo dia de atividades do 7º Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino (Senale), os debates começaram em torno o ensino de língua(s) na contemporaneidade. A temática foi abordada pela professora Maria Helena de Moura Neves, coordenadora do Grupo de Pesquisa Gramática de usos do português do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Senale é promovido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e ocorre até sexta-feira (5), no Auditório Dom Antônio Zattera.

Apresentando a palestrante, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel, professora Carmen Matzenauer, teceu elogios à pesquisadora, que vem pela segunda vez à UCPel. “É uma pessoa de nome nacional e internacional, uma das que mais tem contribuído para a descrição e análise do português como linguista e como gramática, com reflexões aprofundadas sobre o português do Brasil”, salientou.

Maria Helena defende que a incursão pela gramática se faça na vivência da linguagem, já que muitas vezes o sujeito não se identifica com a gramática que lhe é apresentada na escola. Há - como comentou citando a palestrante do dia anterior, Eni Orlandi - um vão entre o real da língua e o que o ensino escolar diz que ela é. Apresentando o assunto com textos, anedotas e tiras de quadrinhos, ela levantou provocações sobre a dinâmica do ensino da gramática nos educandários.

Doutora em Letras Clássicas (Grego) pela Universidade de São Paulo e livre-docente (Língua Portuguesa) pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Maria Helena desenvolve trabalhos na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, especialmente nos temas Gramática de usos do português, Texto e gramática, História da gramática, Descrição da Língua Portuguesa e Funcionalismo. É autora de obras de gramática, normas e usos da língua portuguesa de co-autora de dicionários (incluindo português-grego e português contemporâneo). É membro da equipe que elabora o Grande Dicionário do Português do Brasil. Integra o Conselho Editorial de 18 revistas especializadas e é consultora de seis Fundações de Apoio à Pesquisa.

“Admiro muito como vejo os alunos dessa Universidade e os membros da comunidade acadêmico-científica acompanham as reflexões que se faz sobre linguagem”, elogiou.

Nomes
Na sequência da manhã, a mesa redonda Considerações acerca do ensino: aspectos variacionistas e fonológicos contou com a participação de Dermeval da Hora Oliveira, delegado da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL) no Brasil e coordenador da Área de Letras e Linguística da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Participaram também Izabel Seara, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Gisela Collischonn, professora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

À tarde, teve lugar a palestra Entre a Modernidade e a Pós-Modernidade: discurso e ensino, com Maria José Coracini, livre docente e professora titular em Linguística Aplicada na Área de Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira pela Unicamp.

Programação desta sexta-feira (5)

8h30min –
Palestra: Procesos y prácticas de lectura y escritura académicas: fundamentos e implicaciones pedagógicas
Palestrante: Constanza Padilla de Zérdan (CONICET – Universidad Nacional de Tucumán)