/ Notícias / Seminário Internacional de Ecologia começa tratando sobre educação ambiental
Seminário Internacional de Ecologia começa tratando sobre educação ambiental
13.11.2012 | 10:52 | #ecologia
Seminário Internacional de Ecologia começa tratando sobre educação ambiental
A educação ambiental como instrumento de gestão no Rio Grande do Sul foi o assunto em evidência na abertura do 3º Seminário Internacional de Educação e Pesquisa em Ecologia (Siepe), na manhã desta terça-feira (13). O evento, promovido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), recebeu a consultora ambiental Lílian Zenker, do Instituto Biosenso de Sustentabilidade Ambiental. Ela falou sobre a educação ambiental enquanto parte de um processo educativo e administrativo.

De acordo com a palestrante, não bastam ações isoladas relacionadas à causa e efeito, mas é necessário atenção a todas as etapas de um processo educativo que perpassa a cultura das organizações. É preciso estar dentro de um contexto. “Se não houver planejamento, o sucesso pode não acontecer, com possíveis imprevistos”, disse, ao mencionar também o orçamento planejado. Segundo ela, empresas que buscam as certificações ISO já incorporam a educação ambiental dentro dos objetivos, mas ainda é um desafio para as organizações mensurarem os benefícios das mudanças de comportamento. “É preciso definir metas e buscá-las. Se houver um propósito definido e ações conjuntas, vai se conseguir aferir os resultados”, comentou.

Mestrandas em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Kelen da Veiga e Francini Ramos acompanhavam a abertura e preparavam-se para apresentar seus trabalhos no evento. Para Kelen, o Siepe é um encontro que chama atenção pela amplitude. “A gente acaba tendo conhecimento de áreas diferentes. Sempre é interessante e a gente pretende prestigiar trabalhos da nossa área e outros que vão nos acarretar um conhecimento mais amplo”, afirmou.

A coordenadora do curso de Ecologia da UCPel, professora Carina Costa Estrela, deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre as iniciativas práticas de redução de impacto no meio ambiente. Exemplos disso foram a opção pela não impressão de materiais do evento e a entrega aos participantes de um pequeno copo para ser utilizado durante os quatro dias de encontro, evitando os descartáveis.

O coordenador de Graduação da Pró-Reitoria Acadêmica (PRAC), professor José Antônio Cruz, mencionou o amadurecimento do evento, que reúne estudantes e profissionais interessados em discutir a região, mas com visão global. “A Ecologia pressupõe pensamento em nível planetário, na dimensão internacional”, disse.

Programação
O primeiro dia de atividades prossegue com a palestra dos arquitetos da Secretaria Municipal de Gestão Urbana, Joseane Almeida e Guto King, cujo tema é Desafios à Gestão Urbana. Liane Birnfeld, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, falará sobre Tributação Ambiental: a Experiência de Portugal. Haverá ainda apresentação de pôsteres e coquetel.

Na quarta-feira, dia 14, haverá o minicurso Obras de Infraestrutura e Meio Ambiente, palestra Experiência Mexicana no Manejo de Unidades de Conservação, Gestão Ambiental de Rodovias: o caso das Obras de Duplicação da BR-392/RS, Infraestrutura Associada à Gestão de Resíduos Sólidos, Parques Eólicos e Fauna Alada, além de apresentações de trabalhos. O evento prossegue até o dia 16.