Ocorre nesta sexta-feira (17), no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o Seminário Criminologia Cultural e Rock. Promovido por acadêmicos do curso de Direito da UCPel, o evento tem por finalidade trazer um diálogo reflexivo entre profissionais em Criminologia e estudantes quanto ao universo subversivo e de contracultura no qual o rock e outras vertentes artísticas estão inseridos, dando um patamar de seu impacto social e criminal.
Durante todo o dia estão programadas palestras, debates e mostras cinematográficas referentes à temática proposta. Entre as presenças de destaque do evento estão os autores do livro Criminologia Cultural e Rock, José Antônio Gerzson Linck, Marcelo Mayora, Moysés Pinto Neto e Salo de Carvalho.
Uma das organizadoras do evento, a professora Raquel Sparemberger destacou que a relação entre criminologia e rock é uma temática inovadora na área do Direito e que isso acaba por instigar a curiosidade dos estudantes.
Ainda podem ser realizadas as inscrições para o seminário Criminologia Cultural e Rock. Com o investimento de R$ 30, os interessados em participar devem se inscrever até o dia do evento na Livraria São José, localizada no saguão do Campus I da Universidade Católica de Pelotas (rua Gonçalves Chaves, 373). Também serão aceitas inscrições no local e na hora do seminário.
Manhã – Das 08h30min às 11h30min
- Abertura
Profa. Ana Cláudia Vinholes Lucas (Coordenadora do Curso de Direito da UCPel)
- Palestras
Itinerários Errantes do Rock: Dos Beatles ao Radiohead
Moysés Pinto Neto
Criminologia Cultural, Drogas e Rock and Roll
Marcelo Mayora Alves
Da Rebeldia Insurgente ao Niilismo Outsider: Câmbios Culturais Conectam a Juventude e Rock and Roll entre a Pré e a Pós-modernidade
Jackson da Silva Leal
- Debate
Tarde – Das 14h às 17h
- Mostra de Cinema
Filme Paraísos Artificiais (Brasil, 2012, 96 min) ou Easy Rider (EUA, 1969, 94 min)
Comentário e Debate
Noite – Das 18h às 22h
- Sarau Jurídico-literário
- Palestras
Entre a Cultura do Controle e o Controle Cultural: Reflexões sobre o Controle Penal das Drogas
Marcelo Mayora Alves
Malandro Quando Morre Vira Samba: Criminologias Marginais de Madame Satã a Mano Brown
José Antonio Gerzson Linck
Mediação
Prof. Luiz Antônio Bogo Chies
Das Subculturas Desviantes ao Tribalismo Urbano (Itinerários da Criminologia Cultural através do Movimento Punk)
Salo de Carvalho e Coletivo Lebowski
Debate
Pós 23h
- Festa no Galpão do Rock