/ Notícias / Semana Acadêmica do Direito da UCPel propõe debate sobre a atuação na área
Semana Acadêmica do Direito da UCPel propõe debate sobre a atuação na área
27.03.2013 | 11:57 | #direito
Semana Acadêmica do Direito da UCPel propõe debate sobre a atuação na área
Diversas atividades estão programadas para ocorrer durante a 8ª Semana Acadêmica do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que nesta edição tem como tema geral O Direito como ele é ou deveria ser. O evento, que ocorre de 8 a 12 de abril, já recebe inscrições e através das suas palestras, minicursos e grupos de discussão, propõe oferecer aos participantes uma visão realista da atuação na área do Direito.

Além de palestrantes como o advogado e escritor de livros sobre como ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcelo Hugo da Rocha, a semana contará com participação da deputada federal Manuela D’Ávila, que abordará a temática Estatuto da Juventude e o Desenvolvimento Nacional. Participam também os convidados Paulo Luiz e Gelson de Azevedo com palestra intitulada A psicologia jurídica à mente de um juiz de direito - impactos e reflexos

Na programação também haverá espaço para atividades que propiciem o debate entre os participantes, como o Corujão Jurídico, que apresentará o filme Laranja Mecânica de Stanley Kubrick. Conforme explica o presidente do Diretório Acadêmico do curso, Gustavo Sousa, depois da apresentação do filme haverá momento de debate junto aos professores da Universidade. “Queremos buscar uma visão sociológica da história narrada”, conta.

Outra atividade que promete agradar aos participantes é o Colóquio de Direito Penal, que contará com a presença de quatro doutorandos que falarão sobre delito de estupro. Durante toda a semana, ainda haverá espaço para a formação de grupos de discussão, onde os participantes poderão escolher uma das temáticas apresentadas durante o evento. “Com esta atividade, esperamos promover a integração entre os participantes para estimular a comunicação oral e a linha de raciocínio”, explica.

Um dos momentos mais significativos da programação promete ser a homenagem póstuma ao professor da UCPel, Alberto Rufino de Souza, que será lembrado por sua trajetória e também emprestará seu nome para o Diretório  Acadêmico do curso de Direito.

Inscrições
As inscrições para participação na Semana Acadêmica podem ser realizadas até 06 de abril na livraria Vanguarda Técnicos, localizada no saguão Campus I da UCPel. O investimento é de R$ 30,00 para estudantes do curso, R$ 35,00 para alunos de outras instituições de ensino e R$ 40,00 para demais interessados. Mais informações e a programação completa do evento podem ser obtidas neste link.