/ Notícias / Sebrae e EDR promovem Encontro de Mulheres Empreendedoras da Costa Doce
Sebrae e EDR promovem Encontro de Mulheres Empreendedoras da Costa Doce
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas (EDR/UCPel) promove, juntamente aos cursos de Comunicação Social, o Encontro de Mulheres Empreendedoras da Costa Doce. O evento será realizado na quinta-feira (29) no Espaço Multiuso do Campus II da UCPel a partir das 18h e tem o objetivo de promover uma integração entre as mulheres empreendedoras e demais interessadas da região. As inscrições são gratuitas e serão realizadas na hora do evento.

Baseado no prêmio Mulheres de Negócios Sebrae, no grande número de mulheres empreendedoras na cidade e nos cursos da UCPel, foi elaborada uma programação abrangente para a valorização do público feminino no mercado. O intuito é promover nas mulheres de Pelotas esse interesse pelo prêmio. De acordo com a organizadora do evento e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da UCPel, professora Cristina Porciúncula, a mulher de hoje é diferente, tem uma forma própria de agir, de pensar. O empreendedorismo é articulado por essas mulheres que realmente querem crescer, têm novas idéias, novas propostas de atuação em mercados diferentes. “Eu acho importante promover esses eventos na Universidade pra estimular ao máximo nossas acadêmicas, que logo serão profissionais. Algumas já possuem seu próprio negocio. É importante elas entenderem o quanto é necessário se profissionalizar de forma adequada”, complementa a professora.

No evento, serão apresentados cases de mulheres empreendedoras com as profissionais Maria Helena Jeske, proprietária dos doces finos Imperatriz, que ganhou a edição anterior do prêmio Mulher de Negócios, com a empresária Elis Radmann, do Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO) e com Gizella Gotuzzo, da empresa Jorge Bischoff.

Para complementar a programação do evento, a consultora externa Rosani Schiller irá apresentar o prêmio do Sebrae de maneira a motivar as profissionais. A psicóloga organizacional Marga Mendes ministrará uma palestra sobre as mulheres no novo milênio e, para finalizar o evento, será realizada uma confraternização no Espaço Beleza.

O evento tem o apoio do curso de Fisioterapia, que durante a confraternização proporcionará ginástica laboral e massagem. Durante este tempo de integração também haverá a participação da Casa Amarela Cosméticos Diversos; da consultora Mary Kay Carla Bettin; da Farmácia Curativa, que fará a distribuição de brindes; da Sweetcakes, que fornecerá a degustação de cupcakes e ainda a exposição de produtos da Associação Bichos do Mar de Dentro.

O Prêmio Mulheres de Negócios
O Sebrae trabalha com a questão do empreendedorismo e possui um prêmio voltado para as mulheres empreendedoras. O Prêmio Mulheres de Negócios Sebrae é o reconhecimento estadual e nacional às mulheres que transformaram seus sonhos em realidade, e cuja vida é exemplo para tantas outras mulheres que sonham ser empreendedoras. O Prêmio é uma parceria entre o Sebrae, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
O prêmio é composto por duas etapas: estadual e nacional. Na etapa Estadual são reconhecidas como vencedoras estaduais até três empreendedoras de cada Estado e três do Distrito Federal; uma para cada categoria prevista, podendo-se chegar a até 81 empreendedoras. Na etapa Nacional, dentre os 81 relatos de empreendedoras, três por Unidade da Federação, selecionados nessa etapa, serão avaliados e selecionados por uma comissão técnica nacional, para a escolha de até nove finalistas: três representantes de cada categoria (Pequenos Negócios, Produtora Rural e Empreendedora Individual).