Uma maratona do conhecimento voltada para as lições ensinadas e aprendidas no universo acadêmico em consequência da pandemia do coronavírus. Assim foi o Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em 2021. O evento dividiu o encerramento nesta sexta-feira (29) entre uma palestra internacional sobre as pesquisas na área da robótica feitas em âmbito universitário na Espanha e o momento mais esperado - a premiação dos melhores trabalhos.
A tecnologia foi, pelo segundo ano consecutivo, a aliada dos participantes do Salão da Católica. Com um saldo de 380 trabalhos apresentados, cinco minicursos e três rodas de conversa, as atividades presenciais deram lugar às sessões virtuais de forma simultânea. Para a pró-reitora Acadêmica, professora Patrícia Giusti,o número de trabalhos participantes reflete o engajamento tanto da iniciação científica, dos alunos dos programas de pós-graduação, quanto das atividades extensionistas no Salão Universitário. “A comunidade acadêmica se envolveu em um processo que já é reconhecido por muitos anos dentro da universidade e que acontecendo de forma remota também possibilitou a participação de pessoas de outros lugares e instituições”, afirma a pró-reitora.
Com o tema “A pesquisa em tecnologias robóticas e sua relação com o período intra e pós-pandêmico”, o professor da Universidade de Extremadura, em Cáceres, na Espanha, coordenador do Robolab - Laboratório de Robótica, Pedro Núñez, foi o convidado de um momento inédito no evento- a palestra de encerramento. Por quase uma hora o docente apresentou projetos realizados na área da robótica social pela universidade. Ele destacou as terapias motoras feitas por robôs com crianças, assim como a presença das máquinas na automatização de residências de idosos. Núñez ainda salientou como o Robolab colaborou com o enfrentamento da pandemia no monitoramento das ações de distanciamento social, na impressão de máscaras faciais e na elaboração de aplicativos para acompanhar a evolução dos casos. “Os robôs estão aqui para ajudar e não substituir as pessoas e esse conhecimento está nas universidades”, disse o convidado ao destacar a tecnologia como ferramenta para a qualidade de vida, principalmente dos idosos.
A palestra ainda contou com a participação da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social, professora Aline Mendonça, da professora Maria Cristina Gonzales, representando o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC), e da professora do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, Fernanda Mota.
O Salão foi encerrado com o momento mais aguardado por todos: a premiação dos melhores trabalhos apresentados. Nesta edição foram divulgados os três finalistas e em seguida anunciado o vencedor. A premiação foi transmitida pelo canal da UCPel no Youtube e também pelo perfil da universidade no Instagram.
Ciências da Saúde e Biológicas
Caroline Vicenzi (UCPel)
Efeito Moderador de Variante no Gene CD38 entre trauma na infância e ansiedade pré-natal materna
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Manuelli Moreira de Faria (UCPel)
Insegurança alimentar e Covid-19 no Brasil - Análise do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da pandemia da Covid-19 e desmistificação dos níveis de subnutrição leve, moderada e grave
Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Agrárias
Matheus Gonçalves Stigger (UCPel)
Uma proposta de irrigação automatizada explorando a previsão climatológica no cenário da IOT
Ciências da Saúde e Biológicas
Ester Pinto Pereira (UCPel)
Correlação entre os traumas na infância e o apego nos relacionamentos amorosos da vida adulta
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Larissa Trindade Cardozo (UCPel)
O direito à cidade e os diferentes modos de ocupar o espaço público: o planejamento urbanístico em questão
Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Agrárias
Marcel Luiz Basso (UCPel)
Circuitos somadores de prefixo paralelo aproximados aplicados ao filtro FIR
Ciências da Saúde e Biológicas
Louise Sinigaglia (UCPel)
Associação do Polimorfismo RS110402 no gene do CRHR1 com o desenvolvimento infantil
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Caroline Coelhos dos Santos (UCPel)
A participação dos(as) usuários(as) na regulamentação da política nacional de assistência social
Ciências da Saúde e Biológicas
Barbara Bandeira de Campos (UCPel)
A importância da escovação supervisionada em escolares de seis a dez anos. Uma experiência no IMDAZ
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Luiza Miranda Zechlinski (UCPel)
Decolonialidade e Gênero: o prisma da violência contra a mulher na pré e na pandemia e a insuficiência da segurança pública
Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Agrárias
Brunno Cardoso da Silva (UCPel)
Estudo das características fisiográficas das bacias do rio dos Bois/GO e rio Ibirapuitã/RS
Ciências da Saúde e Biológicas
Laísa Camerin da Rosa (UCPel)
Variante no gente CD38 modera a relação entre níveis de oxitocina gestacional e apego materno fetal
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Carolina Belasquem de Oliveira (UCPel)
Lei gaúcha de agrotóxicos e a alteração promovida pelo Projeto de Lei 260/2020. Desafios para concretização da segurança alimentar
Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Agrárias
Maikon Moreira de Pires (Unisinos)
Síntese e caracterização de concretos baritados para barreira de proteção em salas de radioterapia
1° lugar- Rafaela Zanetti Maximila
Relato de experiência: Blog educativo “Me vacinei. E agora?”
2° lugar- Jaiane Freitas de Faria
Acompanhamento odontológico de bebê portadora de síndrome de sturge-weber
1° lugar- Clara Thuany Pellis Mizusaki (USP)
O impacto biopsicossocial de ser mãe de bebê com fissura labiopalatina: resultados preliminares
2° lugar- Vanessa Soares Garcia (FURG)
História de vidas negras nas Engenharias do sul
Ciências da Saúde e Biológicas
Maria Noel Marzano Rodrigues Petruzzi (UCPel)
Vivência em pesquisa e aprendizagem por meio de projetos: ensino inovador no CCS da UCPel
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Marina Nogueira Madruga (UCPel)
O impacto do RE 841526/RS em demandas de indenização em casos de morte sob custódia prisional
Alunos do 1° ao 3° médio
Laura Tabajara Rodrigues - -1° ano do ensino médio
(Escola Santa Mônica)
Além dos primeiros colocados, você pode conferir no site do Salão Universitário 2021 a lista dos trabalhos que foram destaques no evento.
Redação: Alessandra Senna