/ Notícias / SAJ/UCPel integra projeto voltado a famílias com perdas por mortes violentas
SAJ/UCPel integra projeto voltado a famílias com perdas por mortes violentas
16.10.2020 | 16:20 | #direito
SAJ/UCPel integra projeto voltado a famílias com perdas por mortes violentas

Famílias que tiveram perdas por mortes violentas, contam com novo serviço criado pela Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Pelotas. Denominado Projeto Acolher, a iniciativa oferece suporte social e emocional para melhor enfrentamento da crise. O Serviço de Assistência Judiciária da Universidade Católica de Pelotas (SAJ/UCPel) participa com a orientação jurídica.

De acordo com a coordenadora do SAJ, Ana Paula Dittgen, a parceria entre Prefeitura e Assistência Judiciária deverá completar o acompanhamento realizado pela Secretaria. “Essas famílias enfrentam uma sobrecarga de vulnerabilidade em razão do homicídio. O projeto irá auxiliar essas pessoas a lidar com a situação complexa e dramática”, comenta.

Além da assessoria jurídica, a iniciativa disponibiliza atendimento psicológico e orientações voltadas a benefícios socioassistenciais. Conforme a chefe do Departamento de Planejamento e Monitoramento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Aline Crochemore, durante o acompanhamento, um estudo das dificuldades apresentadas por cada família é feito.     

A partir da identificação da necessidade de acesso à justiça, por exemplo, o SAJ entra em contato com a família. 10 acadêmicos extensionistas do curso de Direito atuam diretamente nos atendimentos. Na avaliação da coordenadora do SAJ, integrar a iniciativa é uma oportunidade de encontrar diferentes demandas e desenvolver habilidades técnicas, jurídicas e humanísticas. 


Rede de atendimento 

A equipe da Secretaria recebe das delegacias de polícia as informações sobre os crimes violentos e identificação das famílias vitimadas. A partir disso, o contato é feito e o acompanhamento ajudará a compreender as necessidades enfrentadas. “A rede de atendimento funciona de forma organizada para a família não precisar ir em busca da ajuda”, comenta Aline.  

O projeto ainda contribui para prevenir situações de agravo e risco social por incentivar a convivência comunitária e familiar. A partir da rede, outros serviços em áreas como educação, saúde, cultura, esporte, lazer e trabalho também são disponibilizados. 

Interessados em obter mais informações devem entrar em contato com a secretaria pelo e-mail acolher.sas@gmail.com, ou ir na sede, localizada na rua Marechal Deodoro, 404 (funcionamento das 8h às 14h). 

 

Redação: Rita Wicth - MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?