/ Notícias / SAJ retoma atendimentos presenciais em agosto
SAJ retoma atendimentos presenciais em agosto
22.07.2021 | 17:06 | #direito
SAJ retoma atendimentos presenciais em agosto

Depois de um ano e quatro meses com atividades exclusivamente remotas devido à pandemia do coronavírus, o Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) da UCPel se prepara para retomar a atuação presencial junto à comunidade. O retorno da ação na sede do serviço, dia 9 de agosto, irá priorizar, em um primeiro momento, o atendimento à população já assistida. Os casos novos permanecem sendo atendidos on-line ou por telefone.

De acordo com a coordenadora do SAJ, professora Ana Paula Dittgen da Silva, a primeira semana será dedicada a ajustes, entre eles, a possibilidade dos alunos do Direito da Católica, atuantes no serviço, optarem por realizar atendimento remoto ou presencial. Na segunda semana, então, a população já assistida pelo SAJ poderá procurar presencialmente a orientação jurídica da UCPel. Mas ainda haverá a opção de manter o contato virtual. “As pessoas que já são nossas assistidas e optarem em fazer contato pelo telefone, WhatsApp, nós vamos dar preferência para esse tipo de atendimento, especialmente neste momento. Mas se não for possível, estaremos lá disponíveis para conversar com eles, pegar documentação, assinatura, realizar o atendimento mais burocrático ”, explica Dittgen.

Os casos novos, as triagens, permanecem remotos pelo TeleSAJ - canal de comunicação que funciona como plantão, ou pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) onde atua o projeto Direito na Rua, também da UCPel.

Protocolo sanitário

Para a retomada dos atendimentos presenciais o SAJ seguirá um protocolo de prevenção ao coronavírus determinado pela universidade. O Serviço terá algumas restrições, como atender uma única pessoa por vez, preferencialmente com agendamento, para evitar aglomerações. As salas de orientação estarão organizadas para garantir o distanciamento entre as pessoas, além do uso obrigatório da máscara.

Alunas do Direito atuando no SAJ antes da pandemia

Processos eletrônicos, novos computadores

Além do retorno das atividades presenciais, o SAJ está digitalizando os processos físicos e adquirindo novos computadores. A ideia, segundo a professora Ana Dittgen é que em pouco tempo o Serviço passe a atuar apenas com processos eletrônicos. A renovação dos equipamentos facilitará a confecção dos documentos no formato digital e irá qualificar a estrutura oferecida aos cerca de 140 alunos que atuam no serviço. Atualmente dos mil processos feitos pelos SAJ, 50% já são eletrônicos.

Como contatar o SAJ

Os telefones do Serviço de Assistência Judiciária são os seguintes:

(53)21288071

(53)21288076

Além desses telefones, há o  TeleSAJ que atende ligações e recebe mensagens pelo WhatsApp - (53)8147-1619.

O SAJ fica na rua Padre Anchieta, 1274, no prédio Santa Margarida.

Redação: Alessandra Senna