Eles estão vivendo os primeiros momentos da carreira que escolheram e já têm planos se consolidando. Um grupo de alunos do primeiro semestre do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) criou o projeto de uma revista esportiva mensal que será produzida por eles mesmos e já começou a ser trabalhada.
O projeto funciona de forma com que os alunos tenham uma noção, mesmo que breve, da rotina de um jornalista. As funções já foram determinadas e pelo menos uma vez por semana o grupo tem uma reunião – onde são discutidas as pautas e o andamento da proposta – junto ao professor Jairo Sanguiné Júnior, que coordena o projeto piloto. Para ele, a proposta dos novos acadêmicos é uma novidade. “Normalmente, os alunos participam de projetos que já existem, por isso a criação de um novo é muito interessante, ainda mais considerando que eles estão no primeiro semestre”, diz Sanguiné.
O curso de Jornalismo da UCPel tem diferentes projetos de extensão nas áreas de fotografia, vídeo e jornalismo comunitário, por exemplo. O projeto é considerando inovador porque não há nada em específico e impresso sobre a área de esporte.
A ideia da publicação nasceu nas aulas da disciplina de Introdução à Comunicação, quando, na apresentação do curso, o professor falou sobre as possibilidades de os alunos participarem de projetos e criarem algo diferente. Segundo o estudante Marcos Coelho, foi neste momento que o grupo viu a chance de colocar em prática aquilo com que lidarão para o resto de suas vidas profissionais. “O professor comentou que o curso de Jornalismo pertence aos alunos, e, vendo que muitos tinham afinidade com os esportes, nós começamos a planejar a revista”, conta.
Apaixonado por futebol, o idealizador do projeto é Tiago Collares. Ele diz gostar do esporte desde a infância e esta é a principal razão de ter escolhido o Jornalismo como carreira profissional. Collares conta que, no princípio, não achava que a ideia da revista esportiva fosse envolver tantos colegas. “Eu não levava muita fé até marcarmos nossa reunião, que contou com quase vinte pessoas. Fiquei muito surpreso e feliz”, afirma.
Definidas as editorias e com matérias sendo aprontadas, o próximo passo agora é encontrar apoio cultural para a revista. A intenção é que a publicação tenha 12 páginas e uma tiragem de dois mil exemplares.