Acadêmicos e professores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que acessarem o Sistema de Apoio UCPel (SAPU) em qualquer um dos computadores disponíveis nos campi da Universidade já podem usufruir de um novo aplicativo de acesso ao Direito. Trata-se da versão online da Revista dos Tribunais, uma das publicações mais importantes e respeitadas do país, lançada em 1912 pelo advogado e jornalista Plínio Barreto.
A ideia partiu da coordenação do curso de Direito da UCPel, com a preocupação de estar constantemente investindo em ferramentas que garantam diferenciais no aprendizado de seus alunos.
O portal Revista dos Tribunais Online permite que tanto alunos quanto professores tenham contato com conteúdos seguros e atuais das temáticas de todos os ramos do Direito, conforme eles estejam sendo tratados pela jurisprudência dos Tribunais e pelos doutrinadores brasileiros e estrangeiros, através de artigos que são atualizados constantemente.
Podem ser conferidos textos doutrinários, códigos de legislação, jurisprudência, súmulas dos principais Tribunais Superiores do Brasil, de Agências Reguladoras e Órgãos da Administração Pública, além de notícias sobre a atualidade.
A coordenadora do curso de Direito da UCPel, professora Ana Cláudia Vinholes Lucas, destaca que o aumento do acervo de pesquisa – pelo número de periódicos a ser disponibilizado pela Revista – representa um significativo ganho de todos os discentes e docentes do Direito e dos demais cursos. A produção dos trabalhos de Estágio de Prática Jurídica, seja simulada ou real, desenvolvida no Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) da UCPel também ganha qualidade, além dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), pelas grandes possibilidades de acesso jurisprudencial. ”O acervo digital que ganha o curso de Direito com o acesso à Revista dos Tribunais Online representa significativo processo de qualificação, demonstrando a constante preocupação com a qualidade do ensino jurídico que tem oferecido aos seus alunos”, comenta.
O acesso à Revista dos Tribunais Online pode ser feito diretamente no SAPU, através do campo Acesso Digital à Revista dos Tribunais, localizado do lado direito do site.