/ Notícias / Representantes da UCPel tomam posse no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
16.08.2023 | 17:48 | #medicina #direito #servico-social
Representantes da UCPel tomam posse no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Posse novo conselho Comdim. Foto: Rodrigo Chagas

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pelotas (Comdim) formou sua nova gestão nesta terça (15). Entre os novos membros, três representantes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) compõem o grupo: a docente Regina Nogueira na coordenação, e as assistentes sociais Márcia de Almeida (titular) e Dulce Berndt (suplente) como conselheiras.

Regina Nogueira é a primeira desde a criação do conselho a retornar ao cargo de coordenação. Ela exerceu a função de titular em 1992. Já Márcia Almeida atua no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-Escola) e na Cáritas Arquidiocesana de Pelotas. Dulce Berndt trabalha em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) administradas pela UCPel - Sanga Funda e União de Bairros.

Para Márcia, debater as formas de violência contra a mulher segue sendo uma pauta extremamente necessária e importante em um país com um número grande de feminicídios. O Comdim realiza reuniões, plenárias mensais e comissões em que são trabalhadas demandas específicas como política social, segurança alimentar, educação e violência contra a mulher.

O Comdim é um órgão vinculado à secretaria que responde pelos Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Pelotas. Uma das finalidades do órgão é elaborar e implementar políticas sob a ótica de gênero, garantindo a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, em todas as esferas da administração municipal, de forma a assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.

Redação: Camila de Leon