/ Notícias / Reitor da UnB lota Auditório Dom Antônio Zattera
Reitor da UnB lota Auditório Dom Antônio Zattera
10.05.2012 | 16:29 | #direito
Reitor da UnB lota Auditório Dom Antônio Zattera
Na semana em que a nova reitoria da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) completa cem dias em atuação, a instituição recebeu um dos grandes nomes do contexto acadêmico no Brasil: o reitor da Universidade de Brasília (UnB), o professor José Geraldo Sousa Junior, que esteve na UCPel para ministrar a Aula Magna do curso de Direito ocorrida na manhã de hoje (10). 

Com o auditório Dom Antônio Zattera lotado e na presença do reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, o palestrante falou sobre Formação Jurídica e acesso à Justiça. Na plateia, estudantes de Direito, advogados e professores assistiram a uma palestra descontraída sob um tema, segundo o palestrante, sintetizador no sentido de unir teoria à prática.

No decorrer da Aula Magna, o reitor da UnB falou sobre a formação acadêmica, os caminhos a se seguir na carreira, a evolução na Constituição e as relações interpessoais no Direito. Na História, Sousa Junior proporcionou uma viagem no tempo metafórica em diferentes épocas em que houve atuação da área, antes mesmo de o Direito ter este nome. Ele citou Grécia e Roma Antiga, o Brasil em tempos indígenas e o Período Escravocrata, além da Ditadura Militar até chegar aos casos atuais. Para isso, baseou-se em Tomás de Aquino, Platão, Aristóteles, Hegel e até Chico Buarque.

Para Laura Cardoso, estudante do 3º semestre de Direito na UCPel, a forma didática como Sousa Junior conduziu a palestra foi uma forma de refletir. “Ele nos trouxe várias questões que nos ajudarão na construção de novos conceitos mais abrangentes e de extrema relevância em nossa formação acadêmica”, afirmou. Laura é uma prova do que o coordenador de seu curso afirmou minutos depois da palestra. “Saímos ainda mais entusiasmados para aprender e trabalhar na área jurídica”, disse o professor Ernani Schmidt. 

Para Sousa Junior, que retornou a Pelotas depois de 21 anos, o município evoluiu muito em termos acadêmicos. “Voltando aqui, tive a oportunidade de perceber a transição pela qual a cidade passou. O modelo de formação acadêmica, através de atitudes determinantes por parte das instituições de ensino, sofreu uma verdadeira mudança que gerou uma maior abertura social e a busca constante por diálogos”. Aos futuros e atuais profissionais, o professor deixou um conselho. “Ser advogado é uma grande responsabilidade, não é uma profissão qualquer e é, inclusive segundo a Constituição, essencial para a sociedade. Valorizem suas carreiras”.  

Ao final da palestra, houve sessão de autógrafos e o público teve a oportunidade de conversar com o ministrante do encontro. Para o reitor da UCPel, a presença de Sousa Junior foi um marco para a Universidade. “Nosso convidado simboliza um modelo não apenas acadêmico, mas também de cidadania”.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?