/ Notícias / Reabilitação de pacientes da Hemodiálise do HUSFP melhora com fisioterapia
Reabilitação de pacientes da Hemodiálise do HUSFP melhora com fisioterapia
18.07.2008 | 00:00
Reabilitação de pacientes da Hemodiálise do HUSFP melhora com fisioterapia
Melhora na qualidade de vida e ganho de força muscular para portadores de doença renal crônica. Foram estes os dois principais resultados verificados pelas formandas do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Tiane Fernandes e Sílvia Chaves, no encerramento de seu trabalho de conclusão de curso. O estudo “Intervenção Fisioterapêutica durante Hemodiálise do Doente Renal Crônico” foi realizado com base nas sessões de exercícios físicos feitas semanalmente num grupo de clientes da Unidade de Diálise do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

Ao todo, foram trinta sessões aplicadas em seis pessoas, entre dezembro de 2007 e fevereiro de 2008. Enquanto passavam pelo processo de hemodiálise, os pacientes recebiam atendimento personalizado e realizavam seqüências de exercícios físicos de alongamento e fortalecimento dos membros inferiores e superiores. Com um outro grupo que não realizava fisioterapia, foram aplicados questionários específicos para doentes renais crônicos.

Os resultados obtidos mostraram melhoras significativas na lista de sintomas e problemas do grupo em que ocorreu intervenção. Em contrapartida, dos quatro pacientes que não realizavam os exercícios apenas um melhorou a força muscular. “As sessões de hemodiálise costumam ser cansativas, mas, com a intervenção da fisioterapia, o tratamento fica mais dinâmico e multidisciplinar. Eles gostaram tanto que agora todos os turnos de hemodiálise têm exercícios e a maioria dos pacientes aderiram”, comentou Sílvia.

Para a co-orientadora do trabalho, professora Michele Zehetmeyer, a aplicação do estudo foi ainda mais gratificante, porque complementou a pesquisa que ela mesmo havia feito quando se formava no curso de Fisioterapia. “Meu trabalho enfatizou o lado da qualidade de vida, enquanto o delas aprimorou a idéia e mostrou que também há benefícios em relação à melhora física. São assuntos pioneiros em Pelotas e região”, destacou. Além de Michele, o trabalho também teve a orientação da fisioterapeuta Marilene Rabuske.

setorhemodialise.jpg
Equipe do setor de Hemodiálise

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?