/ Notícias / Raquel Recuero lança novo livro
Raquel Recuero lança novo livro
A professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Raquel Recuero está lançando mais um livro. Análise de Redes para Mídia Social foi escrito em parceria com os pesquisadores Marco Bastos e Gabriela Zago - egressa da UCPel - e está sendo lançado pela Editora Sulina.

“O livro, escrito a seis mãos, nasceu de várias discussões que tínhamos lá em 2013, percebendo que nós, das áreas sociais e humanas, tínhamos uma dificuldade muito grande de trabalhar com análise de redes, o que resultava em inúmeras confusões conceituais, terminológicas e dificuldade de interpretação dos dados”, explicou Raquel. “Nosso objetivo não foi ensinar a usar softwares (como o Gephi ou o NodeXL), pois, para isso, há inúmeros tutoriais no Youtube. O que queríamos era explicar o que as variáveis que são utilizadas significam e como podem ser aplicadas”.

O livro foi prefaciado pelo pesquisador americano Marc Smith e contém, ainda, um texto do professor da área da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fabrício Benevenuto.