/ Notícias / Raquel Recuero fala sobre violência nas mídias sociais
Raquel Recuero fala sobre violência nas mídias sociais
Estamos constantemente sendo expostos, reproduzindo e legitimando discursos nos sites de redes sociais. Essa foi uma das informações pontuadas pela professora Raquel Recuero, referência na área, em palestra durante o lançamento do novo portal da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Docente dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Pós-Graduação em Letras da Católica, ela explanou sobre Mídia Social e Violência.

Em sua palestra on-line, Raquel apresentou aspectos dos discursos nesse meio, caracterizados por serem permanentes, escaláveis, replicáveis e buscáveis. A "cultura das indiretas", o ciberbullying e o shaming - fenômeno em que "o mundo todo" aponta a ação de uma pessoa como vergonhosa -, também foram mencionados.

Segundo Raquel, o discurso violento na mídia social emerge na aproximação das redes heterogêneas, é mimético, copiado e espalhado. Além de ser travestido de "humor", ofende e silencia os atores. A professora alerta que, ao compartilhar e curtir algum discurso violento, o usuário o está legitimando.

Um dos exemplos exibidos pela pesquisadora dizia respeito ao Dia Internacional da Mulher. As palavras relacionadas mais identificadas foram "feliz" e "linda", reforçando um estereótipo - discurso que está naturalizado e, por isso, é reproduzido. "As ausências e presenças do que a gente aceita e reproduz sem pensar gera violência", observou.

A palestra da professora Raquel Recuero pode ser assistida na íntegra no link abaixo.

Nova cara
O portal da UCPel está com uma roupagem mais atualizada. Sua estrutura de informação e lógica de navegação permanece, porém seu design alinha-se às novas tendências. Destaques para a leveza na iconografia, ampliação de fontes e maior espaçamento entre os conteúdos.

Dentre as novidades está um espaço que apresenta, de forma mais convidativa e atraente, as oportunidades que a UCPel proporciona aos seus alunos - ações e projetos de qualificação de currículo e geração de renda.

Outra inovação é um ambiente destinado a dar visibilidade ao "fazer comunitário" da Católica, que reúne conteúdos sobre atuação dos cursos na comunidade, artigos e notícias ligados à temática.

Assista a palestra: