/ Notícias / Rally da Comunicação abre inscrições na segunda-feira (12)
Rally da Comunicação abre inscrições na segunda-feira (12)
Está se aproximando mais um Rally da Comunicação Total na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Iniciam na segunda-feira (12) as inscrições para a competição, que será promovida nos dias 30 e 31 pelos alunos de Comunicação Social, na Disciplina de Projeto Experimental I. Sob orientação dos professores Cristina Porciúncula, Jairo Sanguiné, Milene Sacco e Margareth Michel, os estudantes organizam o Rally que ocorre todos os anos durante o mês de maio. Nesta edição, o evento apresenta algumas novidades, como a temática, que terá enfoque na área da Saúde, e maior abrangência de públicos: além dos alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, poderão participar também os alunos dos cursos de Design de Moda e Produção Fonográfica.

No Rally da Comunicação Total os estudantes, divididos em grupos, devem criar, em 20 horas, uma campanha de Comunicação de acordo com uma especificidade da temática Saúde - que só será divulgada minutos antes de começarem os trabalhos.

Nesta edição, as equipes serão divididas por cores no modelo RGB – Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue) -, já que este ano a campanha terá um enfoque maior na Web, através de redes sociais e aplicativos.

O evento terá início às 19h30min do dia 30, no Campus II, com a entrega do regulamento, divulgação do tema e palestras com profissionais da área da Saúde para situar o contexto. Após as palestras, será entregue o briefing e as chaves dos laboratórios para que os acadêmicos iniciem a produção do conteúdo.

Os melhores trabalhos - que apresentarem propostas completas e bem gerenciadas - serão premiados no dia 02 de junho.

As inscrições para participar do Rally iniciam no dia 12 e podem ser feitas no saguão do Campus II, no intervalo do turno da noite. De acordo com a professora Milene, é recomendável que os alunos comecem a organizar as suas equipes o mais cedo possível, já que o Rally tem um organograma circular, onde deve estar definido quem ficará no centro (quem será o coordenador geral), quem serão os coordenadores por área, que ficam ao lado do coordenador geral, e, ao redor deles, os demais integrantes da equipe.

Criatividade e trabalho duro
O Rally da Comunicação consiste em uma proposta acadêmica que busca preparar os alunos para o mercado. O objetivo é fazer com que o estudante seja colocado em uma situação o mais próxima possível da sua atuação diária, que é trabalhar com um volume grande de informações em um tempo exíguo.

O evento tem a intenção de fomentar e possibilitar o trabalho em equipe envolvendo diversos cursos e saberes, apresentar essa produção para a comunidade através da participação de profissionais da área de Comunicação e outros profissionais com interesse no setor, além de incentivar, divulgar e valorizar a produção dos estudantes e integrar a comunidade acadêmica.

De acordo com a professora, pedagogicamente o que mais interessa é aumentar a sinergia entre os alunos e proporcionar a eles uma experiência diferenciada. “O Rally não é uma competição. O Rally é um instrumento pedagógico que vem ampliar a nossa capacidade de ensinar”, destaca.