Projeto Pontos de Cultura da UCPel é premiado
03.12.2007 | 00:00
O projeto Pontos de Cultura da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu o prêmio Escola Viva, outorgado pelo Ministério da Cultura. O anúncio foi feito na semana passada, e apenas 60 Pontos foram agraciados em todo Brasil. A premiação confere certificado e R$ 15 mil para investimentos em cada unidade.
De acordo com a coordenadora do Pontos de Cultura da Católica, professora Fabiane Marroni, os critérios de avaliação levaram em conta a relação do Ponto com o estímulo à educação e cultura. Na UCPel, o projeto atua com oficinas de software livre nas comunidades da Colônia de Pescadores Z-3, Banda Democrata e Clube Cultural Fica Ahi, além de oficinas de educação patrimonial e organização de acervos. O projeto trabalha também com o programa Meta Reciclagem, que recondiciona computadores doados para serem utilizados nas comunidades abrangidas pelos Pontos. “O objetivo do nosso projeto é trabalhar pela inclusão digital via oficinas de software livre e digitalização de acervo (feita pelas próprias comunidades). Autonomia é a palavra-chave”, salientou.
Para a coordenadora, o prêmio é um reconhecimento do Ministério da Cultura pelas ações executadas nos Pontos. “Batalhamos bastante, temos um trabalho sério, a equipe é maravilhosa, os parceiros das comunidades são excepcionais, e é isso que dá força ao projeto”, destacou.
A coordenação do projeto está em estudos a respeito de como aplicar o valor do prêmio.
Reconhecimento
O Prêmio Escola Viva tem como objetivo premiar Pontos de Cultura, Pontões, Redes de Pontos e/ou organizações vinculadas às Redes, que possuam iniciativas envolvendo ações intencionais de ensino e aprendizagem. Além de incentivar ações que trabalham educação e cultura em conjunto, a premiação visa também estimular a interação entre os Pontos.