Um grupo de funcionárias da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e de integrantes da Coopernova, cooperativa que presta serviços à Instituição, mudou a rotina na tarde desta quarta-feira (05) para acompanhar a primeira reunião do Programa de Saúde Feminina oferecido pela Escola de Saúde da Universidade. O evento ocorreu em função da comemoração do Dia Internacional da Mulher, no próximo sábado (08).
Segundo a professora do curso de Enfermagem Karen Carvalho, que ministrou a palestra inaugural, a proposta principal do programa resume-se em conversar com as mulheres em prol da valorização de seu papel no campo de trabalho. “Para isso abordamos aspectos comuns ao sexo feminino no âmbito físico, psíquico e social, como as relações humanas e os cuidados com a saúde”, exemplificou. As acadêmicas de Enfermagem Lílian Broll e Ângela Tavares também participaram da elaboração do conteúdo ministrado.
A interação é um dos pontos que merecem destaque no programa. E isto porque decisões como os assuntos a serem comentados e a própria periodicidade das reuniões são tomadas pelas participantes. “Esperamos que esta atividade continuada também colabore para que elas exerçam sua cidadania, buscando melhor qualidade de vida”, comentou a coordenadora do curso de Enfermagem, Clair de Souza Zamo.
Leocádia Mendes, que trabalha na Coopernova, gostou da iniciativa tanto pela homenagem quanto pelo incentivo à saúde. “É uma ação muito importante. Estou ansiosa por acompanhar as próximas reuniões”, disse.
Presença masculina
O auditório cheio de mulheres cedeu espaço também para uma pequena platéia masculina. O acadêmico de Direito Lindomar de Souza foi um dos homens que acompanhou a atividade de perto, ao aproveitar o tempo disponível no horário de aulas. “Como homem casado, acho fundamental apoiar este momento e prestigiar ações que valorizam aquelas que simbolizam o início da vida”, opinou.

Karen Carvalho palestrou
Leocádia Mendes
Lindomar de Souza