Professores e alunos no Orkut são tema de primeira tese de Doutorado defendida na UCPel
09.06.2009 | 16:02
O quê os estudantes, sobretudo de escolas públicas, dizem sobre seus professores de língua inglesa e espanhola no Orkut? E como a integração dos educadores com as novas tecnologias pode melhorar a imagem que os alunos fazem deles? Foi com base em questões desta natureza que a aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Valesca Brasil Irala desenvolveu a tese "A reinstitucionalização como prática: Entre o jogo de rir com e o jogo de rir do professor". O trabalho foi o pano de fundo da primeira defesa de Doutorado da UCPel, ocorrida na tarde da segunda-feira (08).
Orientada pelo professor doutor Vilson Leffa em seu estudo, Valesca teceu embasamentos apoiada em teóricos como o russo Mikhail Bakhtin e o francês Michel Maffesoli. Ela notou, por exemplo, que docentes que procuram se comunicar com seus alunos fora da sala de aula utilizando, para tanto, ferramentas como as comunidades do Orkut, tendem a conquistar a simpatia do público infanto-juvenil. Um dos depoimentos contidos no trabalho mostra, inclusive, uma estudante apoiando a postura de sua professora em frases como “Mesmo de licença ou com a greve dos professores, ela não deixou de nos mandar recados e se comunicar conosco”.
Por outro lado, a utilização de vocábulos que divergem muito do que os estudantes estão acostumados a ouvir ou falar gera um certo distanciamento. “Já vi alunos escrevendo em seus orkuts que preferiam que seus professores morressem”, disse Valesca. “Mas, com a tese, entendo que a real tradução disso seja que eles gostariam que os professores nascessem novamente, de forma que o relacionamento entre eles fosse mais próximo”.
Experiência própria
A escolha da doutoranda pelo tema surgiu por ela mesma ter tido experiências com este público quando foi professora de Espanhol numa turma de quinta série em sua cidade natal, Bagé.
Além de ter tido a honra de ter sua tese na primeira banca de Doutorado da UCPel, Valesca é também ex-aluna da Universidade pelos cursos de Especialização em Língua Espanhola e Mestrado em Letras da Católica.