/ Notícias / Professores da UCPel participam de congresso internacional sobre Direito
Professores da UCPel participam de congresso internacional sobre Direito
11.10.2022 | 18:06 | #direito
Professores da UCPel participam de congresso internacional sobre Direito

Os docentes do curso de Direito da Católica de Pelotas Anelize Corrêa e Ernani Schmidt estavam entre os palestrantes do XII Congresso Internacional de Pedagogia Universitária e Didática do Direito. O evento que começou nesta terça-feira (11) e vai até amanhã (12) é realizado de forma híbrida pela Universidad de Chile.

A mesa da qual participaram os docentes da UCPel ocorreu no primeiro dia do congresso e tinha como tema: Formação e Profissionalização na Educação Jurídica.

Por ter atuado na criação do novo currículo da graduação de Direito da UCPel implantado desde 2021, Anelize tratou sobre a importância da reforma curricular das graduações. Segundo ela, é necessária uma adequação dos cursos diante das novas realidades sociais e a necessidade do desenvolvimento de abordagens interdisciplinares. “Estarmos em constante aperfeiçoamento, com adequação do novo currículo as novas dinâmicas que passam a ser exigidas pelas Diretrizes Nacionais. A troca de experiência com os demais membros desta rede internacional com certeza irá contribuir para o aperfeiçoamento ainda maior do nosso curso de Direito”, ressalta a professora.

De acordo com Schmidt, a discussão proposta no debate reflete a preocupação de professores da área do Direito com sua profissão e com a pesquisa, ambos ligados à questão curricular do curso. “O trabalho até aqui desenvolvido tem origem em observações relacionadas a graduação em Direito no Brasil, desde os anos noventa, e que têm aberto um fértil terreno de discussões sobre a proliferação de instituições de ensino particulares responsáveis pela formação de bacharéis e de uma paralela indústria voltada à preparação para concursos”, destaca o docente.

Redação: Kauã Blank