/ Notícias / Professora e egressa da UCPel apresentam estudo na Espanha
Professora e egressa da UCPel apresentam estudo na Espanha
13.06.2013 | 11:34 | #jornalismo #publicidade-e-propaganda
Professora e egressa da UCPel apresentam estudo na Espanha
Nos dias 29, 30 e 31 de maio, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) esteve representada em um dos mais importantes eventos científicos da área de Comunicação Social do mundo. A décima terceira edição do Congresso da IBERCOM, promovido pela Associação Ibero-Americana da Comunicação (AssIBERCOM), propiciou um relevante debate sobre a inter-relação entre comunicação, cultura e esferas de poder. A atividade ocorreu na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha.

Sabendo que todo conhecimento adquirido em sala de aula e nos projetos de extensão da UCPel devem ser compartilhados com os demais estudiosos dos processos midiáticos, a professora do Centro de Educação e Comunicação, Margareth de Oliveira Michel, acompanhada da egressa da instituição, Jerusa de Oliveira Michel, apresentou dois trabalhos de pesquisa.

O estudo Jornalismo  Comunitário: elemento  de  Cidadania,  Memória,  Identidade  e  Representação  Social resulta da experiência das pesquisadoras junto ao jornal comunitário O Pescador. De formas distintas, elas participaram do projeto de extensão de Jornalismo Comunitário da UCPel, coordenado pelo professor Jairo Sanguiné, cuja Colônia de Pescadores Z-3 é uma das comunidades beneficiadas.

No segundo trabalho apresentado, A Comunicação Organizacional, as mídias contemporâneas e seus desafios, as pesquisadoras abordaram uma das sub-áreas contempladas pelo evento, voltada à área de Relações Públicas e à Comunicação Organizacional.

De modo geral, o 13º Congresso da IBERCOM tratou de questões que contemplam as amplas possibilidades do fazer comunicacional em sua prática diária de construção do saber.

Por acolher pesquisadores de toda região da Ibero-América, a identidade cultural foi uma das temáticas centrais na abordagem das práticas midiáticas e de sua inserção no contexto de cada comunidade observada pelos pesquisadores.