/ Notícias / Professora da UCPel palestra para funcionários do Facebook
Professora da UCPel palestra para funcionários do Facebook
Professora da UCPel palestra para funcionários do Facebook
A professora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Raquel Recuero, está nos Estados Unidos onde ministrou palestra para funcionários do Facebook. A docente vem desenvolvendo na UCPel pesquisa sobre o funcionamento do discurso como forma de violência nos sites de redes sociais. Além disso, Raquel apresentou estudos no 14° Congresso da Associação de Pesquisadores da Internet, na cidade de Denver.

Na sua palestra para o time que trabalha com pesquisa no Facebook, Raquel falou sobre uso da rede social no Brasil e as questões relacionadas com a violência simbólica discursiva utilizada pelos usuários. “Estamos tentando entender como mensagens que são agressivas direta ou indiretamente são legitimadas e amplificadas no Facebook”, explica. Para isso, a docente e acadêmicos da UCPel observam memes, fotos e mensagens que agridem, especialmente aquelas que se utilizam do humor. 

Segundo ela, a receptividade dos participantes durante a atividade foi positiva, visto que os profissionais precisam entender essa forma de uso da violência para tentar criar ferramentas que inibam esse tipo de agressão. Na UCPel, grupos de doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) estão justamente debruçados sobre essas questões.

Apesar de já manter uma conversa com o time de profissionais que atuam no Facebook, foi a primeira vez que docente da UCPel palestrou na empresa. Raquel ainda mantém contatos com multinacionais como o Google, onde contribuiu para o entendimento do funcionamento do Orkut no Brasil, com o Myspace, companhias de Apps e agências no exterior e no Brasil. A professora da UCPel também assumiu recentemente a coordenação do PPGL da Instituição.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?