/ Notícias / Professora da UCPel é indicada ao Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação
A professora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Raquel da Cunha Recuero, é uma das indicadas à 17ª edição do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

A docente está concorrendo na categoria Liderança Emergente, que é destinada a um jovem doutor que esteja adquirindo projeção local ou regional pela seriedade do seu trabalho, pela capacidade de liderar projetos e pela busca por parcerias.

Raquel possui duas pesquisas em andamento atualmente. A primeira aborda a questão da influência da mídia social na participação política e eleições, elaborada em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da DUKE, nos Estados Unidos, e conta com o apoio do CNPq. A pesquisa culmina no projeto Monitor das Eleições – site destinado às pessoas que queiram acompanhar a presença dos candidatos na mídia social. O outro trabalho desenvolvido pela docente aborda a violência e a mídia social e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul  (FAPERGS), e tem por objetivo entender como a violência se propaga através das conversações na mídia social.

O prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação foi criado como forma de reconhecimento para pesquisadores e grupos de pesquisa que estejam se destacando no meio acadêmico. O troféu é concedido a quem produz trabalhos relevantes na área das Ciências da Comunicação e contribui para consolidar o prestígio das comunidades acadêmica e profissional brasileiras. A cerimônia de entrega da premiação ocorre anualmente durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
Os indicados ao prêmio poderão ser votados até o dia 31 de maio pelo júri composto por ex-presidentes da Intercom e por todos os ganhadores da categoria Maturidade Acadêmica. O resultado dos ganhadores da edição 2014 do prêmio Luiz Beltrão será divulgado no mês de junho.

Sobre a professora
Raquel Recuero é jornalista, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e dos cursos de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UCPel. Também possui mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas áreas de interesse são redes sociais e comunidades virtuais na Internet, conversação e fluxos de informação, capital social no ciberespaço e jornalismo digital. Atua ainda como consultora na área de mídia social, tanto na área de pesquisa, incluindo palestras e cursos de formação, quanto nas áreas de planejamento, desenvolvimento e monitoramento. Já trabalhou com empresas como Google, MySpace, Lolapps, AG2, entre outras.